Olimpíada reúne pacientes psiquiátricos de todo o Estado

As equipes vencedoras em cada modalidade foram premiadas com troféus

qui, 29/05/2008 - 10h07 | Do Portal do Governo

Aproximadamente 1,5 mil pacientes de hospitais psiquiátricos e Centros de Atenção Psicossociais do Estado participaram da 3ª Olimpíada da Saúde Mental promovida pela Secretaria da Saúde. O evento esportivo, realizado nas instalações do Sesi de Rio Claro, fez parte das comemorações do Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado em todo o País em 18 de maio.

Durante todo o dia, os pacientes e funcionários de hospitais e institutos psiquiátricos praticaram futsal, vôlei, basquete, dança da cadeira, cabo-de-guerra, videokê, dama, dominó, queimada, corrida de saco e corrida de ovo na colher. As equipes foram formadas por pacientes e funcionários, homens e mulheres, todos num mesmo time.

Durante o evento, houve ainda uma exposição de quadros feitos pelos pacientes e apresentações musicais. As equipes vencedoras em cada modalidade foram premiadas com troféus e todos os participantes receberam medalhas .

“A olimpíada, além de comemorar um dia importante, é fundamental para a interação e socialização dos pacientes psiquiátricos. As atividades esportivas também contribuem para estimular a prática de exercícios pelos doentes”, afirma o secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Da Secretaria da Saúde