Olimpíada de Matemática premia alunos de Guaratinguetá

Estudantes receberam medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

qui, 19/04/2007 - 21h48 | Do Portal do Governo

Dois estudantes do Colégio Técnico Industrial “Professor Carlos Augusto Patrício Amorim” (CTIG), unidade auxiliar da Faculdade de Engenharia (FE), campus de Guaratinguetá, receberam medalhas de ouro na 2ª Obmep (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). Os resultados do evento, que ocorreu em novembro de 2006, foram divulgados em março.

Laércio da Cruz Asano Júnior e Driele Plentz da Silva, então alunos do Colégio, hoje estudam, respectivamente, na Universidade Federal de São Carlos e na FE. O ex-aluno, Renato de Campos, que conquistou medalha de bronze, atualmente também cursa a UNESP de Guaratinguetá. Outros 11 alunos do CTIG receberam menções honrosas. “O CTIG foi a única escola de ensino médio do Vale do Paraíba a receber medalhas de ouro”, informa Flávio Gomes de Araújo, coordenador do ensino médio do colégio. Pelo trabalho realizado, o docente fará um estágio no Impa (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), em julho. Além disso, a biblioteca da escola receberá doações em livros.

Os alunos premiados com medalha receberam também uma bolsa de iniciação científica, com sete colegas do CTIG. “Das 200 bolsas destinadas ao Estado de São Paulo, nosso colégio ficou com dez”, destaca Araújo. No colégio Técnico Industrial “Professor Isaac Portal Roldán” (CTI), ligado à Faculdade de Engenharia (FE), campus de Bauru, três alunos, atualmente no 3º ano do ensino médio, receberam menção honrosa e bolsa de iniciação científica.

Promovida pelo Ministério da Educação, com apoio do Impa e da Sociedade Brasileira de Matemática, a Olimpíada envolve estudantes do ensino médio e de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental. Em 2006, o evento reuniu cerca de 14 milhões de inscritos.

Coordenação regional – A Unesp também participa do trabalho de coordenação regional dessa iniciativa. Em São José do Rio Preto, a docente Aparecida Francisco da Silva, do Departamento de Matemática do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (Ibilce) é responsável pelo estágio e aplicação da Obmep.

Nessa região, a SPO2, que engloba cerca de dez municípios, 15 alunos receberam medalha de ouro; cinco, prata; e três conquistaram a medalha de bronze. Além disso, os professores que se destacam na competição fazem estágio no IMPA.

Olimpíada da Unesp – No campus de Bauru, o Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências, promove a Olimpíada Regional de Matemática da Unesp de Bauru (Ormub), destinada a alunos do ensino médio. Em sua 14ª edição, em novembro de 2006, houve por volta de 300 inscritos. Quatro alunos do Colégio Técnico Industrial de Bauru (CTI) receberam medalhas, sendo três de ouro e uma de prata.

Samuel Furquim Junior e Hailton Ferraz da Silva Junior, ambos da 3ª série, ficaram em 1º e 2º lugares, respectivamente. Carolina Dionizio foi a vencedora na 2ª série, e Alessandra Mari Nogreti, na 1ª série.

Bom resultado no Enem – Os resultados do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), realizado em agosto de 2006, também destacam o Colégio Técnico Industrial “Professor Carlos Augusto Patrício Amorim” (CTIG).

No exame, essa unidade auxiliar da Faculdade de Engenharia (FE), campus de Guaratinguetá, obteve média de 63,28, enquanto no Estado a média foi de 43,77. O resultado coloca o colégio como a melhor escola pública do Vale do Paraíba, quinta melhor do Estado e sexta melhor do País. Por uma falha do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o desempenho do colégio apenas foi anunciado no dia 2 de abril, quase dois meses após o anúncio do resultado nacional.

 Do Portal da Unesp

(R.A.)