Olimpíada de matemática é aberta para alunos de todo o Estado

As inscrições começam nesta quarta-feira, 2, e vão até o dia 14

qua, 02/07/2008 - 9h03 | Do Portal do Governo

A Secretaria Estadual da Educação resolveu abrir para todo o Estado a participação na Jornada de Matemática, campeonato que pela segunda vez será realizado na rede estadual de ensino. Em 2007, na 1ª edição, apenas escolas da Grande São Paulo puderam participar. As inscrições podem ser feitas a partir desta quarta-feira, 2, e vão até o dia 14.

Cerca de 260 mil estudantes podem participar (todos os de 4ª série do Ensino Fundamental nas escolas estaduais). Será preciso acessar o site www.crmariocovas.sp.gov.br, que ainda terá o regulamento. A direção da escola deve credenciar seus alunos. O aluno que tiver interesse deve formau um grupo e avisar seu professor.

 A seleção entre os participantes será feita por intermédio de atividades matemáticas – individuais e em equipe composta por cinco alunos da mesma classe -, desenvolvidas em sala de aula e entre classes da mesma série.

Não há limite de participantes por escolas, mas haverá uma seleção interna para averiguar a turma representante da unidade. Todas as escolas participantes deverão encaminhar a suas respectivas Diretorias de Ensino, até 30 de setembro, as fichas-modelo dos alunos selecionados, autorização dos pais para participação, além de relatório contendo: nome do professor responsável pela equipe e que representará a escola; os critérios para a seleção dos alunos; as provas preenchidas pelos alunos da equipe vencedora.

De 1º a 31 de outubro haverá a fase nas Diretorias de Ensino. O objetivo é chegar às equipes que representarão cada Diretoria participante. Em novembro as equipes concorrem entre si. Na primeira quinzena de dezembro será a vez da final, em São Paulo, em local a ser definido pela Secretaria.

“É uma disputa muito diferente e saudável já que ensina os alunos de uma forma lúdica durante a competição”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

Cada um dos cinco alunos da equipe vencedora receberá um computador, jogos educativos e acervo de livros. Os alunos das equipes finalistas receberão jogos educativos e um acervo de livros. Os professores orientadores ganham acervos de livros e a escola da equipe vencedora, material de recreação para uso dos estudantes.

Da Secretaria da Educação

(I.P.)