Olimpíada de Física premiará os melhores alunos do Estado

A intenção é incentivar a participação de estudantes dessas instituições de ensino

ter, 01/07/2008 - 9h20 | Do Portal do Governo

A comissão estadual da Olimpíada Brasileira de Física (OBF) premiará, este ano, os melhores alunos das escolas públicas do Estado, além de seus professores e Diretorias de Ensino. A iniciativa visa ao aumento da participação dessas instituições de ensino na competição. No ano passado, dos 16.648 estudantes paulistas que participaram da OBF, cerca de 40% eram da rede pública e o restante da privada. Considerando que o Estado tem aproximadamente um milhão de estudantes no ensino público e 400 mil no privado, a proporção ideal seria a inversa.

Promovida anualmente pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), a Olimpíada Brasileira de Física é realizada em todo o Brasil, com provas em três fases. Em 2007, foram inscritos 129.268 alunos de 3.414 escolas. Os objetivos da competição são despertar e estimular o interesse pela Física e por outras áreas da ciência, melhorar seu ensino e incentivar os estudantes a seguirem carreiras científico-tecnológicas. Para estimular o envolvimento dos alunos, as coordenações estaduais da Olimpíada adotam várias estratégias, a exemplo de São Paulo que, além da premiação especial, também promove palestras e oficinas para alunos e professores do ensino médio.

Segundo o coordenador da OBF em São Paulo, o professor Euclydes Marega Junior, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP) de São Carlos, este é o segundo ano em que jovens do ensino público de São Paulo são premiados na Olimpíada. “Como a maioria deles tem dificuldade de chegar à terceira fase, a premiação é baseada em uma seleção feita na segunda fase”, explica. “Além de reconhecer o esforço desses alunos, é um estímulo para que continuem estudando e participando de outras edições da competição”, acrescenta.

A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 1º de novembro, no câmpus da USP, em São Carlos. Serão premiados 28 alunos de escolas públicas de cada série, sendo quatro com medalha de ouro, seis com prata, oito com medalhas de bronze, e dez com menção honrosa. Outras homenagens também contemplam professores, Diretorias de Ensino e as próprias escolas.

Como participar

O aluno interessado em participar da Olimpíada Brasileira de Física (OBF) deve pedir na sua escola para que a mesma seja credenciada no evento. Para isso, a instituição de ensino deverá preencher o cadastro de inscrição on-line, até o dia 6 de agosto, no site www.sbfisica.org.br/olimpiadas (link Inscrição Professor). Depois de credenciada, a escola poderá inscrever quantos alunos quiserem. Podem participar estudantes do último ano do ensino fundamental e das três séries do ensino médio. A escola que não possuir conexão com a Internet poderá solicitar o formulário impresso à secretaria geral do evento. As inscrições são gratuitas.

SERVIÇO

Mais informações, no site www.sbfisica.org.br/olimpiadas ou pelo tel. (11) 3814-5152 ou, ainda, pelo e-mail obfisica@sbfisica.org.br

Da Olimpíada Brasileira de Física

(M.C.)