Olimpíada de exatas recebe 29.703 inscritos

Centro de Materiais Cerâmicos aplica provas no próximo dia 16

seg, 09/06/2008 - 20h58 | Do Portal do Governo

Promovida pelo Centro Multidisplinar para o Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos (CMDMC) – que reúne pesquisadores da Unesp, UFSCar, USP-São Carlos e Ipen, com apoio da Fapesp –, a IV Olimpíada de Matemática, Química e Física (OMQF), com 29.703 candidatos inscritos de 170 escolas de segundo grau do Estado de São Paulo, terá as provas aplicadas no próximo dia 16 de junho, na instituição de origem do aluno.

A competição consiste em um teste composto por trinta questões objetivas, dez para cada uma das três disciplinas. As provas são elaboradas pela equipe de difusão do Centro, coordenada pelo professor Antonio Carlos Hernandes. De acordo com Élson Longo, diretor do CMDMC, o objetivo da Olimpíada é promover a aproximação de estudantes do ensino médio dos temas relativos à ciência e tecnologia. “Nossa meta é ampliar a participação da escola pública na universidade gratuita”, diz.

Os resultados serão divulgados no dia 23 de agosto, e a cerimônia de premiação acontecerá em 13 de setembro. Ao todo, 230 alunos serão premiados, e todas as escolas e professores participantes receberão certificados. Os três melhores colocados de cada série, o melhor de cada escola e os cinco primeiros na classificação geral serão laureados. Cada escola participante também receberá um prêmio, oferecido pelo CMDMC e empresas parceiras.

Da Unesp

(M.C.)