Olimpíada da Fundação CASA reunirá mais de 1.300 jovens

Maior evento esportivo da América Latina para adolescentes em medida socioeducativa transformará o Ibirapuera numa verdadeira Vila Olímpica

seg, 08/11/2010 - 18h00 | Do Portal do Governo

Cerca de 1.300 adolescentes de todo o Estado de São Paulo vão participar da V Olimpíada Esportiva da Fundação CASA, que começa nesta terça-feira, 9. Maior evento da América Latina voltado a jovens que cumprem medidas socioeducativas, os jogos acontecem na Capital e Grande São Paulo até sexta-feira, 12.

Este é o quinto ano consecutivo em que a CASA realiza o festival esportivo. A solenidade de abertura, que acontecerá a partir das 11 horas no Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães (Ibirapuera), terá desfile de delegações, tocha e pira olímpicas e a presença de atletas de peso. 

Para este ano, estão confirmadas as presenças do ex-jogador de futebol do Corinthians e tricampeão da Copa de 1970 Zé Maria, da ex-craque do basquete “Magic” Paula e do ex-jogador e tetracampeão mundial de futebol de 1994 Raí de Oliveira, um dos criadores da Fundação Gol de Letra ao lado do também ex-jogador Leonardo Araújo. Haverá também participação de autoridades do Poder Judiciário e de representantes e instituições que lidam com adolescentes infratores.

“Muito mais que o aspecto da competição, nosso objetivo é promover a integração social dos adolescentes por meio de valores que são cotidianamente trabalhados por meio do esporte, como a disciplina, o respeito ao próximo e a importância de cuidar da saúde”, diz a presidente da Fundação CASA, Berenice Giannella.

Modalidades

Os adolescentes disputarão as modalidades tênis de mesa, vôlei, basquete e futebol de salão e atletismo (100 metros, 4×100 metros, 400 metros, 800 metros e 1.500 metros), tanto feminino quanto masculino (exceto basquete).

Haverá cinco palcos para as disputas: o Ginásio Mauro Pinheiro (Ibirapuera), o Ginásio Mané Garrincha (na Vila Clementino), o Sesc Pompeia, o conjunto Desportivo Baby Barioni (na Água Branca) e o Sesi Osasco (em Osasco, na Região Metropolitana). O conjunto do Ibirapuera se tornará uma vila olímpica ao alojar os adolescentes das unidades do interior.

Tocha e ex-internos 

Dois ex-internos, reintegrados à sociedade por meio do esporte, acenderão a pira olímpica. Um deles é o Diego Lima, jogador profissional da Portuguesa de Desportos, que cumpriu medida no complexo da Vila Maria. A outra é a jogadora Érika Teixeira, do time profissional de futebol do Botucatu São Manuel F. C.. Logo após a solenidade de abertura, acontecerão as disputas de tênis de mesa.

“Nosso maior objetivo é passar aos jovens valores como respeito, solidariedade e espírito esportivo”, comenta o gerente de Educação Física e Esporte da Fundação CASA, Carlos Alberto Robles.

Com espírito de campeão, Zé Maria, que é funcionário da Fundação, não mede esforços para ver os jovens da CASA disputando troféus e medalhas. Depois de acompanhar a maioria das Olimpíadas anteriores, ele afirma que esse evento também é uma forma de revelar talentos. “Muitos jovens descobrem aqui os equipamentos das prefeituras e do Estado que podem usar para treinar e crescer no esporte”, comenta.

Arte

As culturas urbana e erudita também terão espaço na Olimpíada. O coral do Instituto Baccarelli, formado por 50 adolescentes de 12 a 21 anos, fará uma apresentação no dia 10 de novembro no Ginásio Mauro Pinheiro. No dia seguinte (11 de novembro), acontecem as apresentações de hip hop, grafite, skate e streetbol (basquete de rua).

Da Fundação CASA