Olimpíada da Fundação Casa disputa Prêmio Sócio-Educando

A Olimpíada da Casa 2008 promete agitar o Complexo Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, no Ibirapuera

sex, 19/09/2008 - 11h45 | Do Portal do Governo

A Olimpíada da Fundação Casa está entre os finalistas do Prêmio Sócio-Educando 2008, que busca identificar, divulgar e premiar experiências bem-sucedidas na execução de medidas socioeducativas para adolescentes em conflito com a lei. O concurso leva em conta as ações que estejam de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, com o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo e com as determinações internacionais sobre o tema.

A Olimpíada da Casa foi escolhida na categoria Execução de Medidas em Meio Fechado. Estará concorrendo com um projeto do Paraná e outro de Pernambuco. “Ser finalista já é um prêmio para nós e para os jovens”, afirma a especialista técnica da Gerência de Esportes e Educação Física, Ivani Moreno. Ela conta que a Olimpíada mobiliza toda a fundação e faz o adolescente sentir-se valorizado.

A menos de um mês para o início de sua terceira edição, a Olimpíada da Casa 2008 promete agitar o Complexo Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, no Ibirapuera. As competições começam em 7 de outubro e duram quatro dias. “É o evento que reúne o maior número de jovens em cumprimento de medida socioeducativa no País”, afirma o gerente de Educação Física e Esporte da Fundação Casa, Carlos Alberto Robles.

Os jogos olímpicos da Fundação Casa começaram a ser realizados em 2006. Neste ano, participarão da competição 980 jovens. No ano passado, foram cerca de 700.

Cinco categorias – O Prêmio Sócio-Educando é uma realização da Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi), da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH), do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e do Instituto Latino-Americano das Nações Unidas para a Prevenção do Delito e Tratamento do Delinqüente (Ilanud/Brasil).

Neste ano, foram inscritos 235 projetos que vêm conseguindo bons resultados em vários Estados brasileiros. Eles foram avaliados por sete especialistas, que escolheram 15 finalistas em cinco categorias: Acesso à Justiça, Execução de Medidas em Meio Aberto, Execução de Medidas em Meio fechado, Municipalização do Atendimento Socioeducativo e Produção de Conhecimento. A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 30 de outubro, em Brasília.

Da Fundação Casa

(M.C.)