Olimpíada da CASA é finalista do Prêmio Sócio-Educando

A Olimpíada foi escolhida na categoria Execução de Medidas em Meio Fechado

qui, 11/09/2008 - 20h43 | Do Portal do Governo

A Olimpíada da Fundação CASA está entre os finalistas do Prêmio Sócio-Educando 2008, que busca identificar, divulgar e premiar experiências bem sucedidas na execução de medidas socioeducativas para adolescentes em conflito com a lei. O concurso leva em conta as ações que estejam de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), com o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) e com as determinações internacionais sobre o tema.

A 3ª edição do prêmio é uma realização da Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI), da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH), do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e do Ilanud/Brasil.

A Olimpíada da CASA foi escolhida na categoria Execução de Medidas em Meio Fechado. “Ser finalista já é um prêmio para nós e para os jovens”, afirma a especialista técnica da Gerência de Esportes e Educação Física, Ivani Moreno.

Ela conta que a Olimpíada da CASA merece estar entre os finalistas porque mobiliza toda a Fundação e porque faz o adolescente sentir-se valorizado. “Todos se envolvem, desde pedagogos, professores, nutricionistas, seguranças, os setores de transporte, suprimentos, entre outros”, comenta Ivani.

A menos de um mês para o início e em sua terceira edição, a Olimpíada da CASA 2008 promete agitar o Complexo Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, no Ibirapuera. As competições começam no dia 7 de outubro e duram quatro dias. “É um evento que reúne o maior número de jovens em cumprimento de medida socioeducativa no país”, explica Carlos Alberto Robles, Gerente de Educação Física e Esporte da Fundação CASA.

A cerimônia de premiação vai acontecer no dia 30 de outubro, na sede do Ministério da Justiça, no Distrito Federal, de acordo com a assessoria de imprensa do Instituto Latino Americano das Nações Unidas para Prevenção ao Delito e Tratamento do Delinqüente (Ilanud/Brasil).

Olimpíada: a vitória da inclusão pelo esporte

Os jogos olímpicos da Fundação CASA começaram a ser realizados em 2006. Três anos depois, já é o maior evento desportivo voltado para adolescentes em conflito com a lei. Neste ano de 2008, participam da III Olimpíada da CASA, 980 jovens de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo.

A Olimpíada cresceu em comparação a outubro do ano passado, quando mais de 700 jovens participaram dos jogos da CASA, no Conjunto Desportivo do Ibirapuera. No entanto, os números e a quantidade de modalidades não espelham a verdadeira grandeza do evento: a possibilidade de usar o esporte como ferramenta de inclusão social.

Mais do que revelar talentos, o objetivo da Fundação CASA é formar cidadãos que aprendam com os valores proporcionados pelos esportes. Ética, disciplina, cuidados com a saúde, respeito aos adversários e à diversidade são as bases deste trabalho.

Categorias e finalistas

O Prêmio Sócio-Educando recebeu 235 inscrições de projetos que vêm conseguindo bons resultados em vários estados brasileiros. Eles foram avaliados por sete especialistas, que escolheram 15 finalistas em cinco categorias: Acesso à Justiça, Execução de Medidas em Meio Aberto, Execução de Medidas em Meio fechado, Municipalização do Atendimento Socioeducativo e Produção de Conhecimento.

A Olimpíada da CASA concorre na categoria Execução de Medidas em Meio Fechado. Os outros dois finalistas são do Paraná e outro de Pernambuco. Nesta categoria houve 45 inscrições. Veja no link http://www.socioeducando.org.br/site/index.php

Da Fundação CASA

(M.C.)