Olímpia ganha um Centro Dia do Idoso

Objetivo do equipamento social, uma das ações do programa São Paulo Amigo do Idoso, é proporcionar acolhimento, proteção e convivência

qua, 13/01/2016 - 19h02 | Do Portal do Governo

O estado de São Paulo ganhou nesta terça-feira (12) mais um Centro Dia do Idoso, o “Julia Aparecida de Souza”, inaugurado no município de Olímpia, a 50 km de São José do Rio Preto. Inicialmente, a expectativa é atender cerca de 50 idosos.

Localizado na rua Bruno Riscali, 544, o espaço oferece um serviço diferenciado que inclui alimentação, atividades de lazer, cultura, e conta com banheiros adaptados, área de descanso e sala de convivência com TV/DVD e enfermaria.

O objetivo do equipamento social, uma das ações do programa São Paulo Amigo do Idoso, é proporcionar acolhimento, proteção e convivência a idosos semidependentes que, sozinhos, podem não obter esses cuidados durante o dia, enquanto suas famílias trabalham. Ao final da tarde, o idoso volta para sua casa, mantendo assim seus vínculos familiares.

Foram investidos na construção R$ 500 mil pelo governo paulista e R$ 153.466,00 pela prefeitura local.

Segundo o secretário Floriano Pesaro, o Governo do Estado de São Paulo reconhece a importância de proporcionar mais qualidade de vida aos idosos. “Oferecer atividades que mantém a mente e o corpo em movimento é fundamental para um envelhecimento saudável e a garantia de uma qualidade de vida digna para nossos idosos. Precisamos cuidar com carinho dessa população mais sensível”, disse.

Quem foi Julia Aparecida de Souza?
Integrante do Grupo da Terceira Idade e participante do Miss e Mister Terceira Idade, Julinha representou Olímpia nos JORI – Jogos Regionais do Idoso, como atleta na modalidade de corrida. Ela faleceu no dia 8 de outubro de 2013 e deixou a filha, Fabiana e os netos Iago, Tais e Hugo.

E foi um Projeto de lei de autoria do Executivo que denominou o novo espaço em homenagem a Julia Aparecida de Souza.

SP Amigo do Idoso
Lançado em 2012, o programa foi criado com o objetivo de executar ações efetivas e integradas para a garantia do envelhecimento ativo do idoso, fortalecendo seu papel social e resultando em uma nova postura diante do envelhecimento.

No Estado de São Paulo, foram implantados 42 Centros Dia do Idoso e 12 Centros de Convivência do Idoso, um total de 54 equipamentos destinados à convivência, lazer e atividades para a terceira idade.

Do Portal do Governo do Estado