Oleaginosas: workshop trata sobre produção sustentável

Será em Cabrália Paulista, na Etec "Astor Mattos Carvalho"/Centro “Paula Souza”

sex, 12/12/2008 - 18h04 | Do Portal do Governo

Apresentar tecnologias de cultivo de oleaginosas – mamona, girassol, amendoim, nabo forrageiro, pinhão-manso, soja e patchouly – e discutir perspectivas, viabilidade de exploração e possibilidades de investimentos são os principais objetivos do workshop “Oleaginosas Alternativas para a Agricultura”, que será realizado nesta sexta-feira, 12, em Cabrália Paulista(Escola Técnica Estadual “Astor Mattos Carvalho”/Centro “Paula Souza”, rodovia Lourenço Lozano, s/n).

A promoção é da Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento (UPD) de Bauru, ligada ao Pólo Regional Centro-Oeste Paulista (Jaú) da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Apta/SAA), com diversos parceiros.

Segundo a pesquisadora e coordenadora do evento, Aparecida Marques de Almeida, será uma  oportunidade para o público-alvo (produtores rurais, pesquisadores, estudantes e profissionais ligados ao agronegócio) tomar conhecimento de informações sobre o panorama da produção de oleaginosas e seus aspectos comerciais, tecnologias de cultivo, vantagens no uso para biocombustíveis, redução das emissões de poluentes e benefícios com a inclusão social. Além disso, serão abordados os processos de extração de óleos vegetais e apresentada empresa que se está estabelecendo na região para produzir inicialmente óleos de soja e algodão.

 A importância do workshop pode ser medida pela possibilidade de incentivar o desenvolvimento regional sustentado, o envolvimento de entidades sociais e empresas com atuação local no processo e a geração de trabalho e renda, conforme ressaltou a pesquisadora.

Outra expectativa é a inovação tecnológica na agricultura no centro-oeste do Estado – métodos de avaliação de impactos, obtenção de informações relativas às atividades de manejo do sistema de produção e geração de informações precisas sobre as alternativas de diferentes usos das matérias-primas.          

Projeto Fapesp – O workshop teve origem no projeto “Sustentabilidade na Produção de Oleaginosas como Inclusão Social”, desenvolvido por pesquisadores da UPD Bauru em parceria com técnicos do Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (DSMM/Cati), Sistema Agroindustrial Integrado do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (SAI/Sebrae), Escola Técnica Estadual “Astor de Matos Carvalho”/Centro “Paula Souza” (Cabrália Paulista), Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FCA/Unesp-Botucatu) e prefeituras municipais (Bauru, Cabrália Paulista e Arealva).

O projeto, que tem o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapesp), atende à demanda regional da Associação de Produtores de Arealva e do Assentamento Nossa Terra. Tem por objetivo consolidar um sistema gerencial de articulação dos diversos atores da cadeia de produção, no âmbito da pesquisa, desenvolvimento e produção de bens, o que permitirá a convergência de esforços e otimização dos investimentos públicos. Pretende, ainda, articular parcerias técnico-científicas para a disponibilização do conhecimento de agências de pesquisa, extensão e universidades, acompanhar e discutir os interesses dos produtores, viabilizando locais de plantio, intercâmbio e capacitação, e identificar entraves.(Fonte:  Assessoria de Comunicação da Apta)

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento