Oito indústrias são responsáveis por 63% das emissões de CO2 em SP

Levantamento foi divulgado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente

sex, 25/04/2008 - 15h16 | Do Portal do Governo

As oito primeiras colocadas no inventário das 100 maiores indústrias emissoras de gás do efeito estufa são responsáveis por 63% do total de emissões do Estado de São Paulo, o que equivale a mais de 18 milhões de toneladas de CO2 por ano. A informação foi divulgada quarta-feira, 23, durante a apresentação do diretor de Engenharia, Tecnologia e Qualidade Ambiental da Cetesb, Marcelo Minelli, na reunião do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), em São Paulo. 

De acordo com José Goldemberg, ex-secretário do Meio Ambiente, e idealizador do inventário, identificar os grandes setores emissores de CO2 serve como incentivo à adoção de metas de redução, sem que isso seja um instrumento punitivo.

“O inventário coloca São Paulo na mesma posição que a Califórnia tem nos Estados Unidos. Qualquer redução feita no Estado significa um passo à frente da agenda ambiental internacional”, disse.

O inventário teve como base critérios estabelecidos para avaliações das emissões de CO2 do Intergovernmental Panel on Climate Change – Guideline for National Greenhouse Gas Inventories – IPCC/2006 e da Diretiva da Comunidade Européia, de 1996, sobre a base de dados dos empreendimentos licenciados pela Cetesb. Os critérios levam em consideração o consumo de combustível fóssil e a produção industrial nas estimativas de emissão de cada indústria. 

Os vilões – Segundo o relatório, os setores industriais considerados maiores emissores de CO2 são o de aço e ferro gusa, minerais não metálicos, químico e petroquímico. Dentre outras tipologias industriais incluídas no levantamento estão usinas de açúcar e álcool, empresas com caldeiras que utilizam o bagaço de cana como combustível, fundições de metais ferrosos, fornos de cal, produção de amônia. Foram selecionadas 371 empresas do Estado, com maior potencial de emissões. Dessas, 329 ofereceram informações para o inventário.

Segundo Minelli, é preciso levar em consideração que 43% do CO2 emitido pela indústria provêm de combustível renovável. “Se somente o combustível fóssil fosse usado, as emissões de CO2 aumentariam 50 milhões de toneladas por ano”.

A próxima etapa será terminar o inventário dos outros setores que também emitem CO2 como, por exemplo, de energia, transporte e comércio. A idéia é agregar, até o final do ano, mais informações e complementar o inventário com setores ainda não contabilizados. Serão levantadas as emissões provenientes do uso de combustíveis renováveis, bem como aquelas decorrentes da produção agrícola associada à produção da biomassa utilizada pelos setores pesquisados. Dados preliminares indicam que 77% das emissões de CO2 geradas pela queima de combustíveis nos setores pesquisados estão associados ao uso da biomassa. 

Da Agência Imprensa Oficial