Oito em cada dez grávidas do SUS têm problemas dentários

Falta de higiene bucal pode ocasionar partos prematuros

qua, 22/09/2010 - 10h00 | Do Portal do Governo

A cada dez gestantes, oito apresentam algum tipo de problema bucal, como gengivites, cáries e placas. É o que aponta balanço da Secretaria da Saúde com base nos dados de atendimentos de pré-natal realizados ao longo deste ano no Hospital e Maternidade Interlagos, maior maternidade pública da zona sul de São Paulo.

Ainda segundo estimativa do programa “Boca Saudável, Gravidez Saudável”, aproximadamente 7% das pacientes examinadas apresentam problemas mais graves, como o granuloma, espécie edema que se forma na gengiva.

O chefe do Serviço de Odontologia da Maternidade Interlagos, Francisco Barata Ribeiro, alerta que a higiene bucal mal feita pode ser uma das causas de um parto prematuro e o nascimento de bebês com baixo peso, entre outros problemas.

“As mudanças hormonais que ocorrem na grávida durante o período de gestação fazem a mulher ficar mais propensa a ter problemas bucais. Por isso, a atenção deve ser redobrada em todo o período, principalmente a partir do segundo trimestre”, afirmou Ribeiro.

Implantado na maternidade em 2003, o serviço pioneiro de acompanhamento odontológico das gestantes examina cerca de 400 grávidas por ano, dentro do cronograma de pré-natal. São realizadas até quatro consultas diárias, e as que têm algum problema identificado passam por tratamento durante o período de internação.

O programa realiza também oficinas para grupos de gestantes. Elas são orientadas a como cuidar com eficácia da saúde bucal em suas casas, durante a gravidez.

Confira cinco dicas essenciais para manter a boa saúde bucal durante a gravidez:

– Substitua alimentos ricos em carboidratos e açúcares por frutas e vegetais
– Reforce o corpo com vitaminas B, C e cálcio
– Após vômito por enjôo de gravidez, faça bochecho com água oxigenada ou algum antiácido antes de escovar os dentes
– Reforce a escovação e o uso de fio dental
– Aumente a freqüência de visitas ao dentista

Da Secretaria da Saúde