Oito concorrentes disputam licitação para VLT na Baixada Santista

Sessão pública de abertura dos envelopes de propostas de preços foi realizada pela EMTU

qui, 13/11/2008 - 20h03 | Do Portal do Governo

Oito concorrentes entregaram propostas de preços para a licitação de projetos para o VLT (metrô leve) na Baixada Santista. Os envelopes foram abertos em sessão pública realizada nesta quinta-feira, 13/11, na unidade da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP, em São Bernardo do Campo. Os concorrentes são: Consório Planservi – Setepla; Consórcio Transporte SIM; Consórcio Oficina – Focco; Consórcio Concremat – Sysfer – TTC; Enerconsult S.A.; Trends Engenharia e Tecnologia LTDA; Consórcio Metrô Leve; Enefer Consultoria, Projetos LTDA. O projeto de implantação do VLT faz parte do Plano de Expansão do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, que investirá R$ 19 bilhões no setor.

As propostas de preços serão analisadas pela comissão especial julgadora da EMTU/SP e a decisão quanto à classificação dos preços será publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo – Caderno Empresarial. Na ocasião, também foram recebidos os envelopes com os documentos de habilitação dos concorrentes, cuja abertura ocorrerá em nova sessão pública, em data a ser definida. Em todas as etapas da concorrência há um prazo em que as empresas podem entrar com recurso. A etapa final consiste na homologação do resultado da concorrência e adjudicação da empresa vencedora.

A concorrência no 07/2008 visa à contratação da empresa que consolidará o projeto funcional das quatro etapas do Sistema Integrado Metropolitano – SIM da Região Metropolitana da Baixada Santista e a elaboração do projeto básico para implantação da 1ª etapa do projeto: Terminal Barreiros (São Vicente) até o Terminal Porto (Santos).

Esse estágio contempla a instalação do VLT (metrô leve) nesse trecho e melhorias no corredor formado pelo eixo da Av. Nossa Senhora de Fátima e Av. Antônio Emmerick.

O SIM é um sistema articulado, de média capacidade (metrô leve) com a utilização da tecnologia VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), em 14 Km, e sobre pneus, com a operação de ônibus articulados e biarticulados. O transporte público contará com vias exclusivas, utilizando a malha ferroviária existente. O objetivo é implantar um sistema de transporte coletivo moderno e de alta tecnologia, a partir da racionalização e integração dos serviços de transporte coletivo em operação na região. A fase inicial do projeto está orçada em R$ 750 milhões.

Da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP