Oitava Reunião do Conselho Municipalista debate testes de detecção de COVID-19

Promovida por videoconferência, reunião abordou pactuação do enfrentamento da pandemia e desdobramentos do Plano São Paulo

qui, 18/06/2020 - 13h29 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Secretaria de Desenvolvimento Regional

O Governo do Estado realizou nesta quarta-feira (17), no Palácio dos Bandeirantes, uma videoconferência que marcou o oitavo encontro do Conselho Municipalista. A reunião, comandada pelo secretário Marco Vinholi, de Desenvolvimento Regional, abordou a distribuição de respiradores aos municípios, a quantidade de leitos de enfermaria e UTI, os testes de detecção de COVID-19 e a flexibilização do comércio local.

Veja também
Guia de prevenção sobre o novo coronavírus
Perguntas e respostas: tire suas dúvidas sobre a doença
As medidas adotadas pelo Governo de SP para o combate ao coronavírus

O Conselho Municipalista ouviu propostas das prefeituras sobre flexibilização no horário de funcionamento do comércio e pedidos de reanálise nos índices considerados pelo Plano São Paulo. Essas questões serão analisadas pelo Comitê de Contingência do Coronavírus.

“Não haverá mais comunicação de alterações nas fases do Plano São Paulo às quartas-feiras, sendo que o anúncio passa a ser feito às sextas-feiras, e efetivados na segunda-feira posterior ao anúncio”, anunciou o secretário Marco Vinholi.

DownloadDivulgação/Secretaria de Desenvolvimento Regional

Diretrizes

A oitava reunião do Conselho Municipalista abordou também a aquisição de novos respiradores para ampliação de leitos-COVID e melhora na capacidade hospitalar no estado. “Foram 1.600 novos respiradores distribuídos nos últimos 10 dias para atender às necessidades dos municípios, e o Governo segue com a aquisição de novos equipamentos, a fim de ampliar a capacidade hospitalar em todo o estado”, afirmou o secretário-executivo de Desenvolvimento Regional, Rubens Cury.

O Conselho Municipalista foi instituído pelo Governador João Doria para pactuar junto às regiões administrativas e seus municípios as decisões de enfrentamento da pandemia de COVID-19 e as diretrizes do Plano São Paulo, como a flexibilização da quarentena e a retomada segura das atividades econômicas.

O secretário de Desenvolvimento Regional coordena as ações do Conselho, que reúne Secretários de Estado e prefeitos de cidades-sedes das seguintes regiões administrativas: Araçatuba, Araraquara (Central), Barretos, Bauru, Campinas, Franca, Itapeva, Marília, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e capital.