Oficinas de produção literária da Unesp começam hoje

Serão dez oficinas realizadas com alunos do ensino fundamental de escolas estaduais

seg, 12/03/2007 - 12h00 | Do Portal do Governo

A criação coletiva de um livro infantil ou juvenil é a proposta das dez Oficinas de Criação Literária que começam hoje na Universidade do Livro com alunos do ensino fundamental de escolas estaduais do centro da cidade de São Paulo.

O projeto, elaborado pela Universidade do Livro e pelo Núcleo de Projetos Especiais da Fundação Editora da UNESP, foi selecionado em 2006 pelo Programa de Ação Cultural (PAC) da Secretaria do Estado da Cultura.

Crianças de 9 a 12 anos e jovens de 13 a 17 participarão de todo o processo de realização de um livro, como a criação, a edição, a produção e a impressão.

A primeira etapa da oficina tem a intenção de despertar a criatividade e será coordenada pela autora de livros infantis e juvenis Heloísa Prieto. A partir da leitura de um texto extraído de dois livros publicados pela própria escritora – um livro sobre contos de fadas e outro sobre lendas urbanas – um grupo de 25 alunos criará um texto literário, com uma nova história, personagens e cenários.

Em seguida, os estudantes participam da ilustração do texto com Caetano Melo dos Santos, o Caeto. Depois, acompanham o diretor de arte Marcello Araújo na elaboração do projeto gráfico do livro. Ao final das oficinas, escritora, ilustrador e diretor de arte discutem com o grupo o trabalho desenvolvido.

Cada turma levará consigo um protótipo do livro e em 15 dias receberá a obra impressa em gráfica. Para Miriam Goldfeder, editora responsável pelo projeto e coordenadora de cursos e formação da Universidade do Livro, além de aproximar crianças e jovens do fazer literário, a proposta da oficina possibilita uma troca direta desses estudantes com os profissionais envolvidos.

Sobre o projeto – A Oficina de Criação Literária tem como objetivos o desenvolvimento da criatividade coletiva no âmbito da língua, a aproximação dos participantes com a cadeia produtiva do livro e o incentivo ao hábito de leitura e de escrita. Ao todo serão dez oficinas, quatro com crianças e seis com jovens.

Cada oficina, com duração de quatro horas, contará com uma turma de 25 alunos aproximadamente, totalizando 250 participantes ao final de todos os encontros. Os eventos não são abertos ao público. O convite foi encaminhado às escolas estaduais da região central da cidade de São Paulo, que selecionaram os estudantes do ensino fundamental.

As seis primeiras edições da Oficina de Criação Literária acontecerão nos dias 12 e 26 de março, 2 e 16 de abril, 7 e 21 de maio, na sede da Universidade do Livro, à Praça da Sé, 108 (Centro – São Paulo – SP).

Mais informações:

Tel.: (11) 32429555

Do Portal da Unesp

J.H.