Oficinas de culinária do Icesp amenizam sintomas do tratamento contra o câncer

Receitas estimulam o paladar e reduzem os efeitos colaterais comuns da quimioterapia

qui, 06/11/2014 - 15h31 | Do Portal do Governo

Todas as terças-feiras pacientes do Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo) e seus acompanhantes contam com aulas práticas de culinária. As oficinas, que atendem 80 pessoas por mês, ensinam o preparo de receitas que estimulam o paladar e reduzem os efeitos colaterais comuns da quimioterapia.

O paciente submetido ao tratamento pode sentir alterações no paladar como a redução ou ausência da sensibilidade aos sabores. Apesar de temporários, esses efeitos são um dos principais responsáveis pela diminuição do apetite e perda de peso.

Suco de maçã com limão e hortelã, por exemplo, ajuda a aliviar a sensação de boca seca e enjoo, também comuns durante o período de quimioterapia. As receitas são testadas pela equipe e, além de gostosas e saudáveis, têm baixo custo.

As aulas também têm a participação de uma psicóloga, para que os acompanhantes sejam auxiliados a compreender o comportamento do paciente nesta fase do tratamento e aprendam a melhor maneira de lidar com a doença.

Além da Cozinha Experimental, o Icesp também disponibiliza gratuitamente online um cardápio elaborado com dicas e preparos de pratos salgados, doces e bebidas, indicados para amenizar cada tipo de sintoma.

Do Portal do Governo do Estado