Oficinas da Fábrica de Cultura já têm 900 inscritos

Projeto da Secretaria da Cultura leva circo, arte, música e dança de graça à população

seg, 11/04/2011 - 16h00 | Do Portal do Governo

Ao ver a banda passar, Nathiely dos Santos, 12 anos, parou para ouvir os batuques dos tambores e observar os bonecos perna de pau de circo. Ficou ainda mais encantada ao descobrir se tratar do show de abertura da Fábrica de Cultura e que poderia realizar o sonho de dançar balé e fazer malabarismos. Agora, a garota e centenas de crianças e adolescentes sobem as rampas do imponente prédio, situado na Vila Curuçá, com imensa alegria.

O anúncio festivo da inauguração pelas ruas foi para aproximar a comunidade do espaço cultural, explica o subgerente de atividades culturais da Fábrica, Aluizio Marino. Projeto da Secretaria Estadual da Cultura, a unidade é a primeira das nove fábricas que serão abertas nas periferias da capital em área de vulnerabilidade social, de acordo com pesquisa do Seade. A próxima será a de Sapopemba, prevista para abrir em maio.

Do alto dos seis andares, até onde a vista alcança, é perceptível a carência da região e a ausência de espaços culturais. Nesse espaço de 6 mil metros quadrados são oferecidos cursos e oficinas gratuitos divididos em seis eixos temáticos: teatro, música, dança, artes plásticas, circo e multimídia. Os 14 professores (especialistas em cada segmento cultural), monitores e administração são da Organização Social Catavento que gere a Fábrica por contrato de parceria com a pasta da Cultura. 

Poucas vagas 

Há 900 inscritos e quase todas as vagas estão preenchidas. Por enquanto, Nathiely conseguiu vaga na oficina de circo, ministrada numa ampla sala com pé direito elevado. “Estou feliz em aprender cambalhota e subir no tecido. Mas quero aprender a andar de perna de pau e em bicicleta de uma roda”. O balé, adiou para próxima oportunidade.

Talitha Isabella Ferreira, 9 anos, veio com a mãe Jucilene da Silva Ferreira trazer a documentação  da matrícula do curso de balé. Diz achar o balé divertido, gosta de arte e dança. Aguarda ansiosa o momento de executar piruetas, vistas apenas pela TV. Jucilene conta ter acompanhado a construção do prédio e gostaria participar das oficinas.

Por enquanto, para os adultos haverá oferta de oficina nos finais de semana e programação cultural no teatro, com 290 lugares. A estreia do palco foi feita com mostra de arte de grafite e apresentação de street dance. Quando ficarem prontos a acústica, a iluminação e o estúdio, o teatro exibirá espetáculos profissionais, produções locais e as apresentações criadas nas Fábricas.

Sala, ateliê, biblioteca 

Os cursos são feitos em três meses, com aulas de 1h30 de duração. Para adolescentes com idade superior a 14 anos, e de acordo com a modalidade, a aula é de 3 horas e, neste caso, é oferecido lanche no refeitório. Em breve haverá curso de xadrez e de instrumento de corda e de sopro. Atende público de 8 a 19 anos, em dois turnos – manhã e tarde. Não está descartada a possibilidade de abertura de atividades também no período da noite.

Em seu banquinho na sala ampla de multiuso, o pequeno Daniel Ribeiro Neves, participa compenetrado de sua segunda aula de artes plásticas. Os traços do garoto de 8 anos são bastante elaborados e ele escreve com caligrafia esmerada em seu desenho “Fábrica de Cultura”. Diz ter aprendido sozinho por gosto mesmo.

Além das amplas salas (algumas com pé direito elevado como a de dança e de circo) e ateliês, há biblioteca, salas multiuso, espaços administrativos e pedagógicos e ambulatório. Na biblioteca, o morador pode ler no local e fazer trabalhos e pesquisas escolares nos computadores com acesso à internet. Depois da informatização do acervo de dois mil livros, haverá empréstimo de obras. No final de semana, há contação de histórias.

Novas fábricas

Ainda em 2011, serão inauguradas as unidades as de Sapopemba e Itaim Paulista (zona leste), Vila Nova Cachoerinha (zona norte) e Jardim São Luís (zona sul). Há também a possibilidade de abrir as fábricas de Capão Redondo (zona sul) e Jaçanã (zona norte). Para 2012, serão as de Cidade Tiradentes (zona leste) e Brasilândia (zona norte).

Todas terão área e padrão arquitetônico semelhantes, algumas verticais e outras, horizontais. A unidade de Curuçá dispõe de vestiários, sanitários e bebedouros em todos os andares. Há elevador, banheiro adaptado para deficiente e piso tátil.

Serviço

Para preencher as vagas restantes, os interessados devem ir à recepção da Fábrica na rua Pedra Dourada, s/no, Vila Curuçá, Zona Leste. Levar comprovante de endereço e RG, original e cópia.

Da Agência Imprensa Oficial