Oficinas Culturais oferecem mais de 24 mil vagas para atividades gratuitas em todo Estado

Serão oferecidas 455 atividades, entre oficinas, palestras, seminários e workshops, shows, espetáculos e exposições

sex, 10/04/2015 - 20h01 | Do Portal do Governo

As Oficinas Culturais estão com inscrições abertas para a programação do segundo trimestre de 2015 em todo o Estado de São Paulo. Serão oferecidas 455 atividades, entre oficinas, palestras, seminários e workshops, shows, espetáculos e exposições.

Capital

A Oficina Cultural Alfredo Volpi realiza a exposição “Antífona” do fotógrafo Gal Oppido com registros de corpos femininos que discutem o papel da mulher contemporânea. Gal expôs no MIS, MAM, Instituto Cultural Itaú, MASP, Pinacoteca do Estado e Instituto Moreira Salles, e em países como França, Alemanha, Estados Unidos e Holanda. Realizou, em 2011, as exposições Antífona, no Museu Afro Brasil, e São Paulo Mon Amour, em Paris. Recebeu o prêmio APCA de Melhor Fotógrafo pelo conjunto da obra, em 1991.

A Maestro Juan Serrano oferece a oficina de pintura por desconstrução. Por meio de discussões propõe outras possibilidades sobre a pintura sobre tela, utilizando diferentes processos, elementos e materiais, criando a tridimensionalidade nas obras. A atividade tem a coordenação da artista de projeção internacional Vera Martins, que possui obras exibidas em Nova York e Buenos Aires.

Interior

Ocorrerão ações integradas com o escritor Lauro César Muniz nas unidades Candido Portinari, em Ribeirão Preto, e a Sergio Buarque de Holanda, em São Carlos. O projeto “Prosa de Saberes” é um bate-papo sobre a trajetória de grandes personalidades da cultura brasileira. Nesta edição, Lauro falará sobre o seu processo de criação para o teatro e televisão. Em Araraquara, o dramaturgo irá conversar com os grupos de teatro da cidade de São Carlos.

A atriz, autora e escritora Denise Stoklos circulará em São José dos Campos, Santos e Registro. Ainda no Vale do Ribeira, a Altino Bondesan recebe o projeto “Noite dos Tambores”. 

As oficinas Tarsila do Amaral, em Marília, e a Timochenco Wehbi, em Presidente Prudente, apresentam um workshow onde guitarristas mostram suas experiências no cenário musical nacional e internacional e demonstram estilos musicais como blues, rock e jazz.  

Circulação Regional

As oficinas realizarão em maio dois workshops sobre gestão cultural em três cidades: Araçatuba, Bauru e Presidente Prudente. O objetivo é promover o compartilhamento de experiências de gestores que desenvolveram políticas culturais bem sucedidas em cidades do interior paulista. 

Em Araçatuba acontece o “Projeto de Residência: Presenças Líquidas”, que tratará de uma residência artística com foco nas principais linguagens utilizadas no trabalho da artista plástica Néle Azevedo e da coreógrafa Marina Tenório.

Na cidade de Bauru será apoiado o V Festival Internacional Boneco Gira Boneco por meio de oficinas e debates com artistas convidados da Espanha, Colômbia, México e Argentina.

A programação completa já pode ser conferida no site www.oficinasculturais.org.br.

Do Portal do Governo do Estado