Oficinas Culturais abrem mais de 12 mil vagas; são 370 atividades gratuitas

Destaques ficam para os cursos de fotografia, circo, teatro, música e gestão cultural; programação acontece em 126 cidades, inclusive a capital

seg, 18/01/2016 - 11h49 | Do Portal do Governo

O Programa Oficinas Culturais, da Secretaria de Estado da Cultura, contará com terão 370 atividades entre janeiro e março, com 12.395 vagas/lugares em 126 cidades, inclusive a capital. As atrações se destacam tanto pela diversidade quanto pela qualidade dos projetos e dos temas.

Na capital, a Oficina Alfredo Volpi, em Itaquera, apresenta um projeto de resgate de memória por meio da fotografia do lendário Edifício São Vito, que marcou a história da região central de São Paulo por abrigar uma espécie de mega-favela em formato vertical. O evento inclui a exposição “Edifício São Vito”, de Fabio Knoll e um encontro com o fotógrafo, em que ele falará sobre seu processo de criação, complementado por uma saída fotográfica.

Na capital, a Casa Mário de Andrade celebrará o aniversário de São Paulo, com personalidades que irão contar histórias e crônicas sobre a cidade. O evento Paixão por São Paulo, a cidade que conduz, é uma parceria com o projeto Hey Sampa. O cantor e compositor, Tom Zé; a apresentadora e cineasta, Marina Person; o ator Pascoal da Conceição; Carlos Beutel e o jornalista Edison Veiga, irão marcar presença nos debates que irão ocorrer entre janeiro a março.

Já no interior, um dos destaques será a Oficina Altino Bondesan, em São José dos Campos. Sua intensa programação é voltada à gestão cultural e inclui workshop Avaliação de impacto de projetos culturais, com Maria Alice Gouveia. O evento é voltado a agentes, produtores e dirigentes culturais, além de participantes de organizações da sociedade civil, etc. Em Ribeirão Preto, a Candido Portinari apresentará esse mesmo curso.

A Fred Navarro, em São José do Rio Preto, terá programação segmentada, com o Projeto Especial II Março Fotográfico, de 1 a 31 de março, e terá abordagem de diferentes temáticas da fotografia. Em sua segunda edição, o projeto reafirma o compromisso de contribuir com a formação de fotógrafos amadores e profissionais

Enquanto a Grande Otelo, em Sorocaba, faz, em março, “um dedo de prosa” com a atriz da Rede Globo, Rosi Campos, em Santos, a Pagu apresenta o Rio-Santos Bossa Fest 2016, com show de Sonia Rocha Wilcox & Banda, no dia do aniversário de São Paulo, 25 de janeiro. A mesma oficina dedicará atenção especial também à fotografia, com o projeto Cidade, que tem como objetivo mostrar o olhar artístico dos moradores e fotógrafos das 9 cidades da região que culminará numa exposição itinerante em 2016.

Em fevereiro e março, nas cidades de Santos, São Vicente e Praia Grande, André Luiz Saleeby fará a oficina de introdução à pós-produção fotográfica. Ivy Freitas dará o mesmo curso em Itanhaém, Peruíbe e Moguagá. A Pagu também dedicará programação extensa para comemorar o mês das mulheres.

Em São Carlos, a Sergio Buarque de Hollanda comemora o dia do Circo e do Teatro com intervenção circense com o Palhaço Pipoco, espetáculo teatral e show de ilusionismo. O público poderá se divertir com o espetáculo Mudinho – aprendiz de feiticeiro! e Noite de ilusionismo, com Caio Ferreira.

A Oficina Tarsila do Amaral, em Marília, terá o ciclo de filmes comentados, da 4ª Semana do Cinema Brasileiro Contemporâneo, com curadoria de Rodrigo Grota. Em Presidente Prudente, os 25 anos da Timochenco Wehbi, em março, com homenageia a seu patrono Timó – apelido dado a Timochenco Wehbi pela classe teatral – com uma série de atividades: oficina, espetáculos, leituras dramáticas, documentário e show de música instrumental.

Para mais informações, acesse a programação no site das Oficinas Culturais

Do Portal do Governo do Estado