Oficinas Culturais abrem inscrições para atividades de férias

Serão oferecidas mais de 7,5 mil vagas na capital, litoral e interior do Estado

qua, 05/01/2011 - 18h00 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira, 6, serão abertas as inscrições para as atividades de férias das Oficinas Culturais em todo o Estado de São Paulo. Realizadas desde 1986, as oficinas foram reformuladas em 2010 e a programação para o mês de janeiro traz muitas novidades. As aulas começam no dia 20 de janeiro e vão até o fim de fevereiro.

Serão mais de 7.500 vagas gratuitas nas oficinas da capital, interior e litoral, oferecendo atividades diversificadas, focadas na capacitação de agentes culturais e formação de novos públicos de arte e entretenimento. Artistas renomados voltam a fazer parte da programação das oficinas, já que a proposta é aproximar o público do “fazer artístico”, criando uma relação de mestre e aprendiz entre os coordenadores e participantes das atividades.

“As oficinas culturais são uma tradição da Secretaria da Cultura e foram responsáveis pela formação de pessoas que hoje são grandes produtores de arte no Estado”, afirma o Secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo. “Nosso objetivo é continuar aumentando a quantidade de alunos e o número de atividades”, acrescenta.

Na Oficina da Palavra – Casa de Mário de Andrade, na capital, o público poderá participar de workshop de criação poética-musical, com o músico Lívio Tragtenberg, e ver o espetáculo Má Companhia, com o ator e diretor Marcelo Mansfield. Ambos os trabalhos serão seguidos por um debate sobre os caminhos da comédia.

Na tradicional Oficina Oswald de Andrade há vagas para atividade de arte urbana, com Lilian Amaral, técnica vocal e canto, com Cida Moreira, além da exibição do espetáculo Céu Azul, do grupo de teatro de bonecos Cia. Truks. Também acontecerá na Oswald de Andrade o workshop Teatro em Conexão, com o Elias Andreato. A atividade será transmitida ao vivo pela Internet, propiciando a participação de interessados que estão fora da cidade de São Paulo.

Há também uma ampla programação nas oficinas do interior. Em Bauru, o público poderá conhecer mais de perto a arte do grupo de teatro Pia Fraus. Em Limeira, Leda Catunda, uma das nossas mais festejadas artistas plásticas, coordenará uma atividade. Ainda em Limeira, o público poderá apreciar o trabalho de dois importantes grupos: Barbatuques (música) e A Boa Companhia (teatro).

Já a programação das Oficinas Culturais de Araraquara e São Carlos será em conjunto. Ambas as oficinas atuarão na área de capacitação para jovens instrumentistas,otimizando recursos, tempo e propiciando um saudável intercâmbio entre as duas importantes cidades do Interior de São Paulo.
A Oficina Cultural Pagú, da Região Metropolitana da Baixada Santista, programou uma séria de atividades na área de circo, que abrangem capacitação de jovens artistas e formação de novos públicos. A Oficina Cultural de Iguape irá trabalhar fortemente o cinema na programação de férias.

A Oficina Cultural Hilda Hilst, de Campinas, trabalhará a questão da imagem, com atividades que incluem o uso de novas mídias e tecnologias.

Da Secretaria da Cultura