Oficinas capacitam gestores de ações para geração de renda

Programa abrange 645 cidades de SP e visa emancipação de família em situação de pobreza

sex, 28/09/2007 - 14h32 | Do Portal do Governo

A Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social – Seads realizará, a partir de outubro, oficinas de capacitação para gestores e técnicos da área social e profissionais especializados em geração de renda das 645 cidades do Estado. O objetivo é aprimorar a gestão do Programa Bolsa Família e capacitar os municípios a desenvolverem projetos de geração de renda voltados para a emancipação das famílias em situação de pobreza.

De 01 de outubro a 05 de dezembro serão realizados 3 (três) encontros em cada uma das 15 (quinze) macro-regiões do Estado, abrangendo cerca de 2 mil profissionais. As oficinas foram elaboradas para que seja possível identificar a situação da gestão do Bolsa Família no município e auxiliar os gestores municipais na escolha das estratégias voltadas para promover a inclusão social da população mais vulnerável socialmente

Os encontros servirão também para a troca de experiência entre os participantes em relação às ações de geração de renda que já são promovidas nos municípios e elaboração de planos de ação com alternativas que visem à autonomia de famílias dependentes de programas de transferência de renda e de outras ações sociais. Os participantes serão orientados na montagem de cursos de geração de renda condizentes com as vocações do município e oferecê-los ao público adequado.

Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), em agosto de 2007, o perfil dos lares beneficiários do Bolsa-Família em todo o país revela que metade dos responsáveis pelas famílias não tem ocupação fixa e só 2,8% tem carteira assinada. Em 2006, a Vox Populi, a pedido da Seads, realizou uma pesquisa qualitativa com beneficiários e elegíveis dos programas sociais de transferência de renda, incluindo o Bolsa Família. Nos grupos de discussão os entrevistados apontaram a necessidade de criação de oportunidades de qualificação e colocação no mercado de trabalho. Ou seja, apesar de julgarem extremamente importante o valor recebido pelo benefício, ele não é suficiente para promover o pleno desenvolvimento das famílias.

Desta forma, esta iniciativa da Seads de apoio aos municípios paulistas pretende auxiliar na criação de portas de saída para os programas de transferência de renda e conta com a parceria do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e da Fundação Prefeito Faria Lima – CEPAM (Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal), responsável pela elaboração de toda metodologia que será aplicada e pela execução das oficinas de capacitação. 

Da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social – Seads

(I.P.)