Oficina oferece Pequenos e Grandes Desafios

A Oficina Desafio é um projeto do Museu Exploratório de Ciências da Unicamp, criado formalmente em 2005

qua, 18/04/2007 - 11h44 | Do Portal do Governo

A Oficina Desafio é um projeto do Museu Exploratório de Ciências da Unicamp, criado formalmente em 2005. O objetivo da Oficina Desafio – lançada em agosto de 2006 – é que os alunos participantes desenvolvam soluções para problemas reais propostos, com a ajuda de monitores treinados e dos equipamentos de que a oficina dispõe, como furadeira, serra tico-tico e elétrica, máquina de solda, além de peças variadas para bricolagem e outros recursos.

As atividades da Oficina Desafio estão divididas em Pequenos e Grandes Desafios. Na primeira versão, uma oficina ambulante – caminhão personalizado com equipamentos e artefatos – vai, com monitores, até uma escola previamente agendada para propor atividades a turmas de alunos. No Grande Desafio, o trabalho de busca pela solução tecnológica pode levar meses, sendo permitido aos jovens utilizar a oficina em datas predeterminadas durante o desenvolvimento do trabalho proposto. A atividade termina com um evento em que as equipes participantes apresentam o que produziram e são distribuídos prêmios em diversas categorias.

O Grande Desafio conta com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e Instituto Sangari.

Paulo Henrique Andrade

Da Agência Imprensa Oficial