Oficina discute técnicas para otimizar uso de semeadoras

Evento em campinas, está programado para esta sexta-feira, 26

sex, 26/10/2007 - 9h21 | Do Portal do Governo

Com o objetivo de difundir conhecimentos sobre a utilização de semeadoras e evitar quedas na produtividade e na rentabilidade, o Instituto Agronômico (IAC), órgão da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, vai realizar nesta sexta-feira 26, a partir das 8 horas, a oficina “Tecnologia para Operação de Semeadura”, na Fazenda Santa Elisa, em Campinas.

O evento irá envolver aspectos teóricos e práticos. Segundo o pesquisador do IAC e responsável pelo evento, Afonso Peche Filho, na parte prática, uma sementadeira será destrinchada para que os participantes da atividade conheçam cada componente e entendam como eles funcionam. “É importante conhecer a parte técnica para saber avaliar o potencial do equipamento”, disse.

Com base em estudos realizados em lavouras comerciais, o pesquisador afirma que a má utilização desses equipamentos para plantio pode ocasionar perdas na produtividade de até 40%. O despreparo dos operadores de semeadoras ou a falta de manutenção no equipamento acabam criando falhas nas plantações, deixando espaços não-semeados.

De acordo com Peche, independentemente do tipo da semeadora usada – manual, mecânica ou pneumática – o conhecimento operacional é fundamental para evitar prejuízos. “Com os avanços que estão ocorrendo na agricultura, os conceitos estão se perdendo, muitas vezes, se esquece a arte de semear. Não basta um bom equipamento, é preciso saber identificar os problemas e suas causas para realizar a boa implantação de uma lavoura”, explica.

SERVIÇO

Oficina “Tecnologia para Operação de Semeadura”

Data: 26/10

Horário: a partir das 8 horas

Local: Centro Experimental de Campinas – Fazenda Santa Elisa – avenida Theodureto de Camargo, 1.500, Campinas/SP

Informações: 11 4582-8155, ramal 197, ou ppontes@iac.sp.gov.br

Da Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento

(I.P.)