Oficina discute o planejamento para proteção de áreas ciliares

É indiscutível a importância das áreas ciliares no atual contexto do desenvolvimento brasileiro

sex, 13/02/2009 - 8h03 | Do Portal do Governo

Com objetivo de difundir tecnologia, discutir e aprimorar conhecimentos na área de planejamento para proteção ambiental, o Centro de Engenharia e Automação do Instituto Agronômico (IAC), ligado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Apta) e a Associação Mata Ciliar promovem, nesta sexta-feira, 13, a “Oficina de Planejamento para Proteção de Áreas Ciliares”.

O evento será realizado em três etapas, conciliando aspectos teóricos e práticos com propósito de aprimorar e discutir técnicas conceituais de planejamento aplicadas às atividades de proteção específicas para áreas ciliares. Na primeira parte, a abordagem será voltada para o entendimento de ações de proteção e suas relações práticas com a legislação ambiental, ecologia local e técnicas de diagnósticos. Na segunda parte o foco é prático, com uma visita a campo para exercitar técnicas de “análise de paisagem”. Na última parte, retorno para atividades práticas em sala, focando técnicas para construção de um plano de trabalho.

É indiscutível a importância das áreas ciliares no atual contexto do desenvolvimento brasileiro. Embora protegidas por lei há mais de 40 anos, ainda hoje essas áreas são ocupadas ilegalmente e não são poupadas de ações degradantes, podendo-se encontrar facilmente grandes extensões com áreas degradadas por abusos de uma ocupação inadequada pela população urbana ou rural, ressalta o pesquisador Afonso Peche Filho, coordenador do evento.

As áreas ciliares protegem a borda dos rios e são fundamentais para o equilíbrio ecológico, afirma o pesquisador. A presença da vegetação funciona como uma proteção física, reduzindo o assoreamento em lagos, represas, minas e rios. A mata ciliar também auxilia na proteção do meio aquático contra poluição por fertilizantes, agrotóxicos e outros tipos de poluentes.  Também forma corredores de refúgio, ligando fragmentos florestais e contribuindo para a conservação da biodiversidade; fornecendo alimento e abrigo para a fauna; constituindo barreiras naturais contra a disseminação de pragas e doenças da agricultura. As áreas ciliares, quando vegetadas, absorvem e fixam dióxido de carbono, um dos principais gases responsáveis pelas mudanças climáticas que afetam o planeta.

“A proteção de áreas ciliares pode ocorrer de várias formas: por estudos científicos, por políticas públicas e efetivamente por ações práticas. Para que isso ocorra, é necessário um mínimo de entendimento na intervenção e consequentemente num planejamento adequado”, conclui Peche. (Texto: Assessoria de Comunicação da Apta)

Seviço

II Oficina de planejamento para proteção de áreas ciliares
Data: 13 de fevereiro
Horário: 8 horas
Local: Centro de Engenharia e Automação do IAC
Rod. Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, km 65, Jundiaí/SP

Programação

1ª Etapa: Embasamento teórico – atividade em sala
– O conceito de proteção aplicado na gestão de áreas ciliares.
– Legislação ambiental.
– Análise das relações ecológicas no ambiente ciliar.
– Principais elementos de perturbação.
– Critérios para avaliar ambientes ciliares.
– Diretrizes para uso de geoprocessamento e tecnologia SIG

2ª Etapa: Análise de paisagens – atividade de campo
– Avaliação de componentes
– Identificação e seleção de trechos
– Diagnóstico de ações protetoras
– Critérios de priorização para proteção

 3ª Etapa: Construção do plano – atividade em sala
– O planejamento como base da gestão
– Formulação de objetivos de proteção
– Seleção de técnicas a serem utilizadas
– Diretrizes com base em experiência prática
– Diretrizes para ações de educação ambiental.
– Estruturação documental

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento