Oficina de artes exercita criatividade de reeducandas em São José dos Campos

Projeto Trilha Arte Factu é uma parceria entre o Centro de Ressocialização Feminino (CRF) e a psicóloga Andréa Mourão, do Instituto Casa da Mulher

seg, 09/07/2012 - 9h30 | Do Portal do Governo

O Projeto “Trilha Arte Factu” é uma oficina de arte em que participam 20 reeducandas do Centro de Ressocialização Feminino (CRF,) de São José dos Campos. Os trabalhos são realizados uma vez por semana, durante uma hora e meia, e por meio de material reciclado as presas produzem peças que vão de bonecas a vestidos feitos de jornal.

A oficina é uma parceria da unidade prisional com a psicóloga Andréa Mourão, do Instituto Casa da Mulher. O projeto tem como objetivo inovar o olhar sobre as detentas e construir mais oportunidades de socialização e inclusão e até de empregabilidade, de acordo com Andréa.

Para a diretora da unidade prisional, Eliana Maria Giuseppa Capostagno, a experiência proporciona para as internas se sentirem úteis e reconhecidas pelo trabalho que estão desenvolvendo. Desta forma, elas passam a se preocupar mais com o futuro e como poderão voltar para liberdade sem se envolver novamente com a criminalidade.

Do Portal do Governo do Estado