Oficina da Palavra – Casa Mário de Andrade é o mais novo ponto de poesia da Capital

Agora toda segunda sexta-feira de cada mês será realizado um sarau com entrada gratuita

qua, 07/04/2010 - 20h00 | Do Portal do Governo

A Oficina da Palavra – Casa Mário de Andrade abre suas portas nesta sexta-feira, 9, a partir das 19 horas, para um sarau. Se você gosta de poesia, anote na agenda: a reunião literária sempre acontecerá na segunda sexta-feira de cada mês. O sarau tem entrada gratuita e é aberto a poetas e público em geral. Para declamar um poema, basta se inscrever 30 minutos antes de o evento começar.

A Casa Mário de Andrade é um dos mais importantes endereços da literatura paulistana, pois foi ali que residiu o autor de Paulicéia Desvairada. O encontro é uma iniciativa da Associação Amigos das Oficinas Culturais do Estado de São Paulo (Assaoc) em parceria com a Poiesis – Organização Social de Cultura. Além de administrar a Casa das Rosas, Museu da Língua Portuguesa e Biblioteca de São Paulo, a Poiesis mapeou os “Pontos de Poesia” paulistanos e é um incentivador da criação de novos saraus.

Além de incentivar a poesia escrita e falada, a direção do Sarau da Casa Mário de Andrade pretende ainda organizar uma coletânea com os poetas participantes, que terá como título A Desvairada Pauliceia. A proposta é fazer uma releitura da cidade de São Paulo para homenagear a obra mais paulistana de Mário de Andrade.

Sobre a Oficina da Palavra – Casa Mário de Andrade

Rua Lopes Chaves, 546, Barra Funda. Nesse endereço, antiga casa do escritor e intelectual Mário de Andrade (1893 -1945), funciona desde agosto de 1990 a Oficina da Palavra. É uma Oficina temática, isto é, sua programação é voltada para uma área específica – a do texto e da literatura. Seus projetos incluem o estudo e a criação de diversos gêneros literários (conto, romance, poesia e dramaturgia), jornalismo, crítica, interpretação de textos e redação, somados a palestras, ciclos de depoimentos de escritores, leituras dramáticas, recitais, mostras de filmes e lançamentos de livros, bem como atividades correlatas como, por exemplo, ilustração e encadernação.

Entre os nomes que já passaram pela programação da Oficina da Palavra estão Zuza Homem de Melo, Zé Rodrix, Horacio Gonzalez, José Wisnik, Manuel da Costa Pinto, Fabrício Capinejar, Marcos Rey, Marcelo Tas, João Silvério Trevisan, Nelson Rodrigues Filho, José Simão, Caio Fernando Abreu, Ruth Rocha, Ignácio de Loyola Brandão, entre muitos outros.

Serviço
Sarau da Casa Mário de Andrade
Sexta-feira, 9, às 19 horas
Rua Lopes Chaves, 546 – Barra Funda (próximo ao Metrô Marechal Deodoro)
Telefone: (11) 3666-5803 / 3826-4085
casamariodeandrade@assaoc.org.br
www.oficinasculturais.org.br   

Da Secretaria da Cultura