Oficina Cultural Oswald de Andrade promove workshops em gestão e produção

Voltada à gestão de coletivos artísticos e espaços culturais, primeira atividade tem início no dia 23 de março

sáb, 14/03/2020 - 13h06 | Do Portal do Governo

A Oficina Cultural Oswald de Andrade, que integra as Oficinas Culturais, programa da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado e gerenciada pela Poiesis, realizará dois workshops e uma oficina relacionados ao campo da produção cultural.

Nos dias 23 e 24 de março, a oficina Gestão de Coletivos Artísticos e Espaços Culturais, coordenado por Cynthia Margareth, estimulará o diálogo sobre produção criativa e colaborativa em uma reflexão sobre estar em um grupo e dividir tarefas, responsabilidades e estruturação coletiva. Ela abordará formas de analisar o momento do coletivo artístico, estratégias para gerar um diagnóstico no quadro atual e ferramentas para estruturar um planejamento estratégico de ações no curto, médio e longo prazo.

Em seguida, no dia 25 de março, Bruno Otávio estará à frente do workshop Captação de Recursos na Prática. O objetivo do programa é instruir artistas e produtores para a captação de recursos, contribuindo para a execução de projetos culturais.

Economia criativa

Em 26 de março, Dante Passarelli e Rodrigo Medeiros comandarão o workshop Caminhos do Marketing Cultural e da Economia Criativa. A imersão, que acontecerá das 18h30 às 21h30, apresentará conceitos básicos de marketing, cultura, produção cultural e economia criativa.

A partir de um panorama histórico contextualizado ao Brasil e estudos de caso na área de marketing cultural de empresas brasileiras, a proposta visa a fornecer ferramentas importantes do marketing e comunicação aos participantes para que se adequem às realidades profissionais de cada um.

Todas as atividades possuem o mesmo horário, das 18h30 às 21h30, e a seleção é feita por ordem de inscrição.

Sobre a Oficina Cultural

A Oficina Cultural Oswald de Andrade realiza atividades na formação e difusão cultural em diferentes linguagens artísticas. As atividades são gratuitas e no formato de oficinas, workshops, núcleos de estudos, seminários, residências artísticas, intercâmbios, apresentações cênicas, exposições, entre outros.

Em 30 anos de existência, passaram pela Oficina grandes nomes como Quentin Tarantino, Klauss Vianna, Nuno Ramos, além de importantes companhias nacionais e internacionais como Théâtre du Soleil, The Work center of Jerzy Grotowski, e Thomas Richards e Teatro da Vertigem.

Em 2015, a Oficina foi indicada ao Prêmio Shell na categoria Inovação “pela ampliação e renovação no acolhimento de projetos de artes cênicas, com a plena ocupação de seu espaço por grupos e companhias de teatro, com uma ousada agenda cultural que potencializa a revitalização do bairro do Bom Retiro”. Em 2019, também ganhou o Prêmio APCA como a Melhor programação de dança na categoria Projeto/Programa/Difusão/Memória.

Oficinas Culturais é um programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, que atua, desde 1986, na formação e na vivência da população no campo de cultura. O Programa é administrado pela organização social Poiesis.

Sobre a Poiesis

A Poiesis – Organização Social de Cultura desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.