Oficial da PM é o curso mais concorrido da Fuvest

As 60 vagas da Academia do Barro Branco serão disputadas por 2.752 candidatos

qua, 07/10/2009 - 13h00 | Do Portal do Governo

O curso de Oficial da Polícia Militar (masculino) com 2.752 candidatos inscritos é o mais concorrido no vestibular da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) – a relação candidato vaga é de 45,80. Na sequência, os cursos mais disputados são Medicina (41,78), Publicidade e Propaganda (39,82), Relações Internacionais (37,80), Ciências Médicas (36,88), Curso Superior em Audiovisual (34,40) e Jornalismo (32,35). 

Os cursos de Oficial da Polícia Militar (masculino e feminino) visam formar, habilitar, adaptar e especializar oficiais em Ciências Policiais de Ordem Pública. Tendo como referência a ciência pedagógica, a técnica policial e as relações interpessoais, a Academia tem como objetivo atender os anseios das unidades policiais militares, além de ser o referencial na administração de ensino e preparação de oficiais.

1ª e 2ª fases 

A prova da primeira fase será realizada no dia 22 de novembro. Em 14 de dezembro, será divulgada a lista dos convocados para a segunda fase. A prova para Oficial de Polícia Militar (masculino e feminino) está marcada para 3 de janeiro de 2010. Na segunda fase, o exame será constituído de uma prova de Português e Redação.

3ª fase 

Os candidatos classificados para a terceira fase passarão por exame psicológico, que será realizado em duas etapas: coletiva e individual, no dia 5 de janeiro de 2010, na Academia do Barro Branco. Para tanto, deverão levar o documento de identidade (original), o comprovante de inscrição, lápis preto, caneta azul ou preta, duas fotos 3×4 datadas e recentes. A terceira e quarta fases são de responsabilidade exclusiva da Academia da Polícia Militar de Barro Branco.

Os exames de saúde têm caráter eliminatório e os candidatos serão avaliados mediante o gabarito de saúde e características físicas – estabelecidos como padrão para a PM do Estado de São Paulo. Os candidatos serão submetidos a exames prévios para o Teste de Aptidão Física (pré-TAF), bem como exames de: clínica geral, oftalmológico, odontológico, laboratorial e de otorrinolaringologia.

O desempenho físico do candidato deverá obedecer aos padrões exigidos para o ingresso como Aluno Oficial da PM na Academia de Polícia Militar do Barro Branco. O exame de aptidão física será realizado no Centro de Capacitação Física e Operacional (CCFO), no Canindé.

4ª fase 

A quarta fase, de investigação social, será realizada pela 2ª Seção do Estado Maior (2ª EM), e tem por finalidade averiguar a vida pregressa do candidato nos campos social, moral, profissional e escolar, impedindo que uma pessoa com perfil incompatível ingresse no Curso de Formação de Oficiais e obtenha a efetivação da matrícula após parecer favorável da comissão designada para tal avaliação.

A relação dos aprovados será divulgada no Diário Oficial do Estado no dia 4 de fevereiro de 2010.

Da Secretaria de Segurança Pública