Oficial da PM é o curso mais concorrido da Fuvest

Para a careira de oficial masculino a relação é de 74,37 candidatos por vaga

sáb, 08/11/2008 - 17h41 | Do Portal do Governo

As carreiras de Oficial da Polícia Militar, tanto para o sexo masculino, quanto para o feminino, são as mais concorridas, este ano, de acordo com a Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular). A relação divulgada na sexta-feira, 7, pela Fuvest, apresenta o número de candidatos e a relação candidato/vaga para 108 cursos, sendo dois deles para a Academia de Polícia Militar do Barro Branco. Para a carreira de oficial masculino, a disputa é de 74,37 candidatos por vaga; e, para oficial feminino, são 40,67 candidatos por vaga, deixando para trás cursos concorridos da USP e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa, como Publicidade e Propaganda (40,66 candidato por vaga) e Medicina e Ciências Médicas (34,97 candidatos por vaga).

De 04 de agosto até 10 de setembro deste ano, 3.239 pessoas se inscreveram para o vestibular da Fuvest, visando conquistar uma das 50 vagas da Academia do Barro Branco. Deste total, 2.621 pessoas vão disputar 35 vagas para a carreira de Oficial da Polícia Militar (masculino), totalizando 74,37 candidatos por vaga; e outras 618 vão disputar 15 vagas para a carreira de Oficial da Polícia Militar (feminino), ou seja, 40,67 candidatos por vaga.

1ª e 2ª fases

A prova da primeira fase será aplicada no próximo dia 23 de novembro; e no dia 15 de dezembro a Fuvest divulgará a lista de convocados para a segunda fase, cuja prova para Oficial de Polícia Militar (masculino e feminino) será realizada no dia 04 de janeiro (domingo). Na segunda fase, o exame será constituído de uma prova analítico-expositiva, compreendendo a elaboração de uma redação, além de dez questões de interpretação de texto, gramática e literatura.

3ª fase

Os candidatos aptos para a terceira fase passarão por exame psicológico, que será realizado em duas etapas: coletiva e individual, no dia 06 de janeiro, às 7h30, na Academia do Barro Branco. Para tanto, deverão levar o documento de identidade (original), o comprovante de inscrição, lápis preto, caneta azul ou preta, duas fotos 3×4 datadas e recentes.

Os exames de saúde têm caráter eliminatório e os candidatos serão avaliados mediante o gabarito de saúde e características físicas – estabelecidos como padrão para a PM do Estado de São Paulo. Os candidatos serão submetidos a exames prévios para o Teste de Aptidão Física (pré-TAF), bem como exames de: clínica geral, oftalmológico, odontológico, laboratorial e de otorrinolaringologia.

O desempenho físico do candidato deverá obedecer aos padrões exigidos para o ingresso como Aluno Oficial da PM na Academia de Polícia Militar do Barro Branco. O exame de aptidão física será realizado no Centro de Capacitação Física e Operacional (CCFO), no Canindé.

4ª fase

A quarta fase, de investigação social, será realizada pela 2ª Seção do Estado Maior (2ªEM), e tem por finalidade averiguar a vida pregressa do candidato nos campos social, moral, profissional e escolar, impedindo que uma pessoa com perfil incompatível ingresse no Curso de Formação de Oficiais e obtenha a efetivação da matrícula após parecer favorável da comissão designada para tal avaliação.

O concurso tem validade até 31 de julho de 2009, e a Administração poderá fazer a convocação até o 21º dia, a contar da data definida para a apresentação dos aprovados e classificados na Academia do Barro Branco, pelo Diário Oficial do Estado (DOE).

Ciências Policiais

Atualmente, a Academia do Barro Branco conta com 691 alunos e o curso, realizado em regime de internato e com duração de quatro anos, tem como objetivo formar policiais bacharéis em Ciências Policiais de Segurança e de Ordem Pública no posto de aspirante PM.

Serviço:

• Fuvest: www.fuvest.com.br

• Polícia Militar: www.polmil.sp.gov.br

• Academia de Polícia Militar do Barro Branco

Endereço: Avenida Água Fria, nº 1.923, Bairro do Tucuruvi – São Paulo

Telefones (0xx11) 6997-7000 e 6997-7039

• Centro de Capacitação Física e Operacional da CESP (CCFO/PM)

Endereço: Avenida Cruzeiro do Sul, nº 548, Bairro do Canindé

Telefone (0xx11) 3229-3622

 

Valéria Nani

Da Secretaria da Segurança Pública

(I.P.)