Oficiais cursam pós-graduação para servir no Corpo de Bombeiros

A turma inicial tem 39 alunos; em agosto mais 20 oficiais iniciam o curso

qua, 13/02/2008 - 18h48 | Do Portal do Governo

O Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI) está ministrando aulas de engenharia para novos oficiais da Polícia Militar (PM) que ingressaram no Corpo de Bombeiros do Estado. A primeira aula foi ministrada em janeiro e integra a programação do Curso de Bombeiros para Oficiais (CBO), do Centro de Ensino e Instrução de Bombeiros (Ceib). A turma inicial tem 39 oficiais e terá 780 horas/aula de disciplinas de engenharia na FEI, de um total de 2,5 mil horas/aula do curso.

A FEI fica em São Bernardo do Campo e foi escolhida por meio de pregão eletrônico e licitação realizada no dia 21 de dezembro de 2007, para prestar serviços ao Estado oferecendo disciplinas de Engenharia no CBO. As aulas práticas e teóricas são explanadas no Instituto de Especialização em Ciências Administrativas e Tecnológicas (Iecat), responsável por todos os cursos de especialização, aperfeiçoamento e extensão da FEI.

Até julho, a formação terá atividades três vezes por semana. Em agosto, mais 20 oficiais iniciarão o curso, com aulas de Física, Eletrônica, Mecânica Geral, Química, Desenho, Resistência dos Materiais, Construção Civil e Estruturas.

“As disciplinas são adaptadas e aplicadas às necessidades de um bombeiro”, ressalta Augusto Santos, coordenador do curso especial para os bombeiros e professor de Física da FEI. 

Capacitação

A formação especial é uma pós-graduação oferecida para o oficial da PM disposto a servir no Corpo de Bombeiros. Habilita-o a desempenhar funções administrativas inerentes ao posto de tenente e o capacita a prevenir e a combater incêndios, comandar emergências (salvamento e resgate) e atender às ocorrências com produtos tóxicos e/ou de alta periculosidade. “É importante para o oficial estar preparado para atuar desde a análise e vistoria de projetos de proteção contra incêndio até o atendimento aos sinistros”, explica Edison Quadros, capitão e coordenador militar do curso. 

Da Agência Imprensa Oficial

(I.P.)