Odontologia da USP inicia atendimento no Xingu

Projeto desenvolve o atendimento odontológico à população indígena, além de transmitir conhecimentos sobre políticas de saúde

qua, 04/07/2007 - 8h02 | Do Portal do Governo

A Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP, em parceria com a Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP), também da USP, e com a participação de Ricardo Pianta, aluno de Pós-Graduação da FOB, iniciam uma viagem, no período de 9 a 16 de julho, para o Parque Nacional do Xingu, na divisa do estado de Mato Grosso e Pará.

A FORP integrou-se à Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas, produzindo conhecimentos e tecnologias adequadas para a solução dos problemas de interesse das comunidades, através da participação de seus alunos no estágio optativo denominado “Projeto HUKA-KATU”.

O projeto desenvolve o atendimento odontológico à população indígena, além de transmitir conhecimentos sobre políticas de saúde e desenvolver habilidades e mudanças de atitudes que possibilitem o exercício profissional fundamentado nos princípios da ética e bioética.

A participação de Ricardo Pianta nesta viagem inicia os trabalhos de extensão universitária da FOB no Parque Nacional do Xingu. A equipe da expedição é integrada por sete pessoas, entre alunos de graduação e pós, sob a coordenação do professor da FORP, Wilson Mestriner Júnior. O “Projeto HUKA-KATU” conta com apoio financeiro da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) do Ministério da Saúde. 

Da Agência USP Online

(R.A.)