“Observatório Social das Relações de Consumo” será implementado no grande ABC

Procon-SP firmou acordo com o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, para implementação do programa em mais sete municípios

qui, 01/06/2006 - 20h51 | Do Portal do Governo

A Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, firmou acordo com o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, para  implementação do Observatório Social das Relações de Consumo em mais sete municípios.

O Observatório Social é um projeto pioneiro para o desenvolvimento da cidadania por meio de um sistema de monitoramento, acompanhamento e execução de políticas públicas das relações de consumo. Na prática, gera atividades que envolvem ações civise  campanhas educativas diretamente em comunidades carentes. Estudantes e lideranças comunitárias, integrados às Prefeituras Municipais, ao Ministério Público do Estado de São Paulo, aos órgãos de defesa do consumidor Estadual e Municipal e à sociedade civil organizada são os agentes deste processo que leva informação preventiva para as regiões carentes.

O Consórcio Intermunicipal do Grande ABC envolve as cidades de Ribeirão Pires, Mauá, Diadema, Santo André, São Caetano do Sul, Rio Grande da Serra e São Bernardo do Campo. No último dia 26 de maio, representantes dos Procons destes municípios se reuniram na Fundação e criou-se a expectativa de que nos próximos meses o projeto seja implementado em todas estas cidades.

As próximas etapas a serem atingidas, conforme o cronograma definido são:

1 – Contato com as Universidades para definição das instituições de ensino que farão parceria com o projeto;

2 – Contato com o Ministério Público e demais parceiros, bem como definição da comunidade em que será implementado o projeto;

3 – Curso de capacitação dos alunos (multiplicadores) a ser ministrado pela Fundação Procon de São Paulo nos municípios integrantes do consórcio.

Do Procon-SP