Observatório permitirá acompanhar obras de restauração do Museu do Ipiranga

Previsto para outubro, espaço terá dois andares e vista privilegiada para o edifício do museu, localizado na capital

seg, 29/06/2020 - 20h19 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/MP
Pavilhão de dois andares e 60 m² oferecerá a melhor vista para o edifício do museu

Enquanto o público aguarda a inauguração do Novo Museu do Ipiranga, marcada para setembro de 2022, será possível acompanhar todo o processo de restauração e ampliação do Edifício Monumento por meio do Observatório da Obra. Com inauguração prevista para outubro deste ano, o pavilhão de dois andares e 60 m² está instalado no local que oferece a melhor vista para o edifício do equipamento cultural.

Do mirante, o público terá uma visão privilegiada de toda a frente do canteiro de obras, conseguindo ver, inclusive, as escavações para a ampliação e para a construção da nova entrada do Museu do Ipiranga, que pertence à Universidade de São Paulo. A abertura do novo espaço seguirá as mesmas recomendações de segurança, em relação ao controle da disseminação da COVID-19, que forem adotadas pela USP.

Estrutura

Com horário de funcionamento das 8h às 18h, todos os dias, o Observatório da Obra será um container de formato retangular que ocupará o mezanino do Parque da Independência, próximo à Rua Xavier de Almeida. O primeiro andar será dedicado a exposições – painéis irão abordar os marcos da obra e do processo construtivo; uma TV irá exibir o episódio mais atual da série “Diário da Obra”, mostrando ao visitante os avanços mais recentes e o momento em que a obra se encontra.

Em uma das extremidades, haverá um ambiente com monitor e banquetas para exibição de outros vídeos sobre o Museu. A extremidade oposta do container contará com um balcão expositivo para os objetos arqueológicos encontrados no processo de escavação, em sua maioria cacos de louças e objetos domésticos do século XX.

O segundo pavimento será o mirante voltado para o Edifício Monumento. O espaço prevê, ainda, uma área externa reservada para ações de cunho educativo como palestras e debates, com condições de receber mesas e cadeiras quando necessário. Para abrigar esse mobiliário, o espaço terá um depósito localizado em uma das extremidades do container.

Todo o espaço do pavilhão, assim o todo conteúdo nele exposto, será completamente acessível. As ações de acessibilidade incluem o uso de libras, legendas em braile e dispositivos de audiodescrição para tudo o que for exposto. A proposta adianta uma política do Novo Museu do Ipiranga, que também pretende ter mecanismos de acessibilidade para as diferentes necessidades especiais dos usuários.

Obra sem interrupções

As obras do Novo Museu do Ipiranga não pararam. Com o objetivo de assegurar a entrega do projeto em 2022, o canteiro de obras e as frentes de trabalho foram reorganizados para continuar funcionando. Com a adoção de protocolos de segurança, que incluem o monitoramento diário das condições de saúde dos trabalhadores, o afastamento dos grupos de risco e o escalonamento das equipes, além do uso e higienização constante dos EPIs, mantiveram-se os trabalhos.

Fechado para reforma desde 2013, as obras de restauro, ampliação e modernização do Museu são financiadas via Lei de Incentivo à Cultura. A gestão do Projeto Novo Museu do Ipiranga é feita de forma compartilhada pelo Comitê Gestor Museu do Ipiranga 2022, pela direção do Museu do Ipiranga e pela Fundação de Apoio à USP (FUSP).

As intervenções se iniciaram em outubro do ano passado, e a expectativa é de que seja reaberto em setembro de 2022, para a celebração do bicentenário da Independência do Brasil.

A obra do Novo Museu do Ipiranga é patrocinada via Lei de Incentivo à Cultura e deve custar cerca de R$ 139,5 milhões, custeada pelas empresas: Banco Safra, Bradesco, Caterpillar, Comgás, Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), EDP, EMS, Honda, Itaú, Vale, Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e Pinheiro Neto Advogados, além da parceria da Fundação Banco do Brasil e da Caixa.