Observatório de Valinhos oferece programas de visitas

Com o uso de telescópios, grupos de até 30 pessoas podem observar a Lua, os planetas e as constelações

ter, 28/04/2009 - 14h00 | Do Portal do Governo

Quatrocentos anos depois de o físico italiano Galileu Galilei ter feito o primeiro registro do Universo por meio de um telescópio, os astros e estrelas ainda despertam curiosidade e fascínio nas pessoas. Para os admiradores da astronomia, uma ótima opção em São Paulo é o Observatório Astronômico Abrahão de Moraes, pertencente ao Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas. O local, na divisa entre os municípios de Valinhos e de Vinhedo, região metropolitana de Campinas, promove constantes visitas e programas.

No evento Noite com as Estrelas, promovido todos os meses pelo observatório, grupos de até 30 pessoas podem agendar visitas, acompanhadas por monitores, para observar os planetas e constelações. Os eventos noturnos do Observatório são sempre organizados no quarto crescente lunar porque na fase cheia da Lua, embora se mostre por inteiro no céu, as observações tornam-se pouco nítidas, por causa da forte luminosidade. Além da Lua, é possível observar também Saturno, e até os seus anéis, dependendo da época do ano. Há também visitas diurnas para observação do Sol.

O observatório participa ainda do projeto educacional Telescópios na Escola que consiste na observação remota do céu, via Internet, através de telescópios automatizados, instalados em diversas cidades do País. As escolas devem se inscrever pelo site www.telescopiosnaescola.pro.br.

O local foi construído no início da década de 70, numa área de aproximadamente 450 mil metros quadrados de mata nativa, com a finalidade de coletar dados para a pesquisa científica. Em 1998, tornou-se também difusor de conhecimento, abrindo suas portas para o público em geral.

Só em 2008, o observatório recebeu 1,8 mil visitantes. O local é também é utilizado por vários pesquisadores da USP e de outras instituições, nacionais e internacionais, como, por exemplo, a Université de Bordeaux (França).

O ano de 2009 foi proclamado pela Organização das Nações Unidas (ONU) o Ano Internacional da Astronomia, em comemoração aos quatro séculos das primeiras observações telescópicas feitas pelo físico Galileu Galilei. Uma rede mundial, formada por 129 países, foi montada para organizar atividades no decorrer do ano.

Serviço

Observatório Abrahão de Moraes: Morro dos Macacos, Valinhos – SP (acesso pela Estrada do Observatório, Vinhedo – SP)
Agendamento de visitas: telefones (19) 3886-4439/fax (19) 3876-1444 ou pelo site www.astro.iag.usp.br/oam
Telescópios na Escola: www.telescopiosnaescola.pro.br