Obras seguem em ritmo acelerado na Linha F da CPTM

Confira as mudanças ocorridas na linha Brás-Calmon Viana

qua, 15/08/2007 - 11h46 | Do Portal do Governo

Linha F

Na Linha F (Brás-Calmon Viana), da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), novas estações ganham forma. Onde antes havia grandes terrenos vazios, recortados somente pelos trilhos da ferrovia, hoje já é possível avistar grandes estruturas pré-moldadas que darão origem às novas estações: USP Leste, Jardim Helena e Jardim Romano.

USP Leste

As obras da USP Leste estão bem avançadas. No momento, os serviços incluem a montagem de pilares, lajes e vigas do futuro mezanino e das passarelas norte e sul, além da construção do reservatório elevado de água. Também já foi iniciada a preparação do terreno para montagem da nova via permanente, desviada para a execução dos trabalhos.

Jardim Romano

Na Estação Jardim Romano estão sendo cravadas 306 estacas metálicas (feitas com barras de ferro), a uma profundidade de aproximadamente 38 metros. Os trabalhos antecedem a implantação dos blocos de fundação, que sustentarão a estrutura da estação.

Jardim Helena

O estaqueamento também faz parte das atuais atividades realizadas na Estação Jardim Helena, nos trechos de passarela (lados norte e sul) e de plataforma, além de mezanino, onde são colocados, ainda, blocos de fundação.

Comendador Ermelino

Além da construção das novas unidades, a dinamização da Linha F inclui também a reconstrução de outras duas: Comendador Ermelino e Itaim Paulista. Na primeira, as obras andam em ritmo acelerado, com a montagem de pré-moldados na plataforma, no mezanino e na cobertura.

Itaim Paulista

Em Itaim Paulista, para a estrutura de sustentação da passarela da nova unidade foi iniciado, na última semana, o serviço de estaqueamento no lado da Praça Ourucurí. Uma estação provisória, em alvenaria, é construída para ser utilizada como acesso às plataformas, uma vez que a atual será demolida. A maior parte das paredes das salas já foram levantadas e os próximos passos, até que elas estejam prontas para o uso, são: colocação de cobertura, realização de contra-piso, revestimentos, instalações hidráulicas e elétricas, entre outras. Para a área também é prevista a mudança do posto do Acessa São Paulo.

Nova  Linha F

As intervenções fazem parte da recuperação e modernização da Linha F, onde deverão ser investidos recursos da ordem de R$ 1,3 bilhão até 2010. As obras visam melhorar os padrões de confiabilidade, acessibilidade, conforto e segurança do sistema. A CPTM também investe em melhorias nas áreas de telecomunicações, energia, sinalização e via permanente, visando à redução dos intervalos de 10 para 6 minutos, nos horários de pico. Até o final deste ano, os 15 trens que operam na Linha estarão completamente modernizados. Desses, dois já foram entregues no primeiro semestre.

Da CPTM