Obras no rio Tietê reduzem risco de enchentes em 10 municípios

Por meio do DAEE, Governo está intervindo em mais de 100 km do rio na prevenção de inundações

qua, 15/04/2015 - 21h33 | Do Portal do Governo

O DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) iniciou o processo de licitação na modalidade “Pregão Presencial” para obras de desassoreamento em mais 44,2 km do rio Tietê. O trecho compreendido fica entre o córrego Três Pontes, na divisa de São Paulo com Itaquaquecetuba, até o córrego Ipiranga, em Mogi das Cruzes. Ao todo o Governo do Estado vai intervir em 100 km do rio Tietê para reduzir o risco de enchentes.

“(Nesta quarta-feira, 15) Foi aberto o pregão e a gente espera em mais 30 dias poder assinar o contrato. E serão mais de 40 quilômetros do Tietê limpos e desassoreados”, disse o governador Geraldo Alckmin.

No edital da licitação está prevista a remoção de aproximadamente 440 mil metros cúbicos de sedimentos (areia, argila e materiais não inertes) e lixo depositados no fundo do canal. Com estes novos trechos de desassoreamento no Alto Tietê, o Governo beneficia 10 municípios e reduz o risco de enchentes em mais de 100 quilômetros do Tietê, no trecho que vai de Mogi das Cruzes a Santana de Parnaíba.

“Sempre se fazia a limpeza na cidade de São Paulo. Agora nós estamos chegando até o Alto Tietê, até Mogi das Cruzes. Isso vai ser muito importante para evitar enchentes, para limpar o rio, para o meio ambiente e para a macrodrenagem”, disse o governador.

Do Portal do Governo do Estado