Obras do projeto de água de reúso avançam em Santo André e em São Caetano do Sul

Projeto Aquapolo, da Sabesp e Foz do Brasil, produzirá até 1.000 litros por segundo de água de reúso e abastecerá o Pólo Petroquímico de Capuava

seg, 18/10/2010 - 15h00 | Do Portal do Governo

As obras do projeto Aquapolo, empreendimento para a produção de água de reúso para fins industriais a partir de esgoto tratado, começaram na avenida do Estado, no município de Santo André, nesta segunda feira, 18. Serão implantados 3.280 metros de adutora, de um total de 16.800 metros. Os trabalhos nesta área serão realizados em duas etapas. A primeira, compreendendo 1.448 metros, ligará o Córrego Cassaquera ao Polo Petroquímico de Capuava. A outra etapa envolve um trecho de 1.830 metros entre o Posto Cabeça Branca e o Córrego Cassaquera. O restante da adutora, no Município de Santo André, será implantado dentro da faixa da CPTM.

Em São Caetano do Sul as obras começaram há duas semanas, em local de pouca interferência no trânsito local e comunidades adjacentes. O primeiro trecho em implantação em São Caetano do Sul compreende 670 metros, sendo 320 metros na Rua Maria Macedo e 350 metros na Avenida Conselheiro Antonio Prado.

Obras em Santo André

No trecho Córrego Cassaquera-Polo Petroquímica haverá um traçado de 1.448 metros de adutora. Para a execução das atividades, será interditada uma faixa da avenida do Estado, no sentido Santo André-São Paulo (a mais próxima do leito do rio), em dois trechos, sendo um de 119 e outro de 245 metros. Com previsão de conclusão em até sete meses, os trabalhos serão realizados a partir de três metodologias: vala a céu aberto, anéis de aço (túnel Linner) e tubo de concreto cravado (pipe jacking). O local será sinalizado e os moradores da região estão sendo comunicados. Os motoristas serão informados das rotas alternativas, definidas pelo Departamento de Segurança de Trânsito, por meio de folhetos e em comunicados publicados na imprensa local, além de faixas e placas indicativas.

A segunda etapa, prevista para começar em novembro deste ano, compreende do Posto Cabeça Branca ao Córrego Cassaquera. Serão implantados 1.830 metros de adutora. Ficarão interditadas duas faixas (as mais próximas do leito do rio) em trechos de 400 metros. Durante os períodos de pico de trânsito, as atividades serão reduzidas, liberando uma das faixas e minimizando os impactos no trânsito. Os mesmos cuidados de comunicação com os usuários das vias e os moradores e comerciantes locais serão empregados.

Obras em São Caetano do Sul

Todo o trecho em São Caetano do Sul será implantado através de Método Não Destrutivo (tunnel liner), uma vez que a adutora atravessará ruas industriais e residenciais. Desta forma, o impacto na superfície será bastante reduzido, minimizando os transtornos na cidade. A previsão de término do primeiro trecho é dezembro deste ano.

Projeto Aquapolo

O projeto Aquapolo, da Sabesp e Foz do Brasil, produzirá até 1.000 litros por segundo de água de reúso e abastecerá o Pólo Petroquímico de Capuava, no ABC Paulista.  O Aquapolo possibilitará que o Governo de São Paulo aumente a oferta de água tratada para a Região Metropolitana de São Paulo. O volume de água de primeiro uso que deixará de ser consumido pelas indústrias (1 bilhão e 684 milhões de litros/mês) é suficiente para abastecer uma população de 350 mil habitantes (cidade de Santos).

As obras foram iniciadas em abril deste ano e o fornecimento de água de reúso está previsto para começar em 2012. Durante a fase de implementação, cerca de 800 postos de trabalho serão gerados.

O financiamento do empreendimento, previsto em R$253 milhões, será amortizado pelo pagamento da água industrial utilizada pelo Pólo Petroquímico, não acarretando qualquer gasto aos municípios ou aos cidadãos das cidades abrangidas.

Da Sabesp