Obras do Centrinho/USP Bauru serão retomadas

Construção da nova unidade estava paralisada desde 2000 por falta de recursos

sáb, 07/06/2008 - 10h17 | Do Portal do Governo

Em breve serão retomadas as obras da nova unidade do Centrinho/USP, Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo, em Bauru, referência nacional nesse tipo de atendimento. A concorrência para execução da reforma e complementação das obras foi aberta no último dia 22 de maio. 

Lançada em 1989, a nova unidade teve suas obras paralisadas por duas vezes (em 1992 e 2000) por falta de verbas. A retomada e finalização da construção só serão possíveis com a liberação de R$ 21 milhões do Governo do Estado, por meio de convênio com a Secretaria da Saúde. A previsão é que as obras sejam concluídas em 12 meses.

Em visita a cidade de Bauru, o governador José Serra lembrou de sua antiga ligação com o hospital. “Eu conheço o Centrinho desde a época em que era secretário de Economia do governador Montoro e o Governo do Estado começou a ajudar o hospital. Depois, quando fui ministro da Saúde, também ajudei. E agora, estou ajudando como governador.”

Quando a nova unidade, que terá 11 andares, estiver pronta, a capacidade de atendimento do hospital, que atualmente realiza 800 procedimentos cirúrgicos por mês, será triplicada. Serão 200 novos leitos, dos quais oito de UTI.

Atualmente, com 91 leitos dedicados integralmente ao SUS (Sistema Único de Saúde), o hospital atende, em média, 250 pessoas/dia na área ambulatorial, incluindo casos de fissuras labiopalatinas e deficiências auditivas. Por mês, o Centrinho/USP recebe, em média, 15 pedidos de encaminhamentos de urgência de crianças com anomalias craniofaciais.

Silvana Martinucci

(I.P.)