Obras deixarão estação Jandira mais moderna e acessível

Intervenções causam interferências na operação da Linha 8-Diamante, em especial nos fins de semana e feriados

sex, 10/09/2010 - 15h00 | Do Portal do Governo

A Estação Jandira, na Linha 8-Diamante (Julio Prestes-Itapevi), da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), passa por obras de reforma e modernização, para melhorar suas condições de conforto e acessibilidade. As intervenções vêm causando interferências na operação da Linha 8-Diamante, em especial nos fins de semana e feriados. Os arredores também sofrem algum impacto, devido a obras e interdição dos viários e calçadas.

Para dar a Jandira o mesmo padrão de qualidade das unidades recém-inauguradas, a CPTM irá modificar o layout interno do prédio original, construído no início da década de 1980 pela antiga Fepasa. Serão feitas melhorias nos acessos, instalação de equipamentos de acessibilidade (elevador, banheiro exclusivo, piso e rota táteis, comunicação em Braille, adequação de corrimãos e rampas, etc), implantação de SSO (Sala de Supervisão Operacional) e demais salas técnicas e operacionais.

Segundo o presidente da CPTM, Sérgio Avelleda, executar obras como a de Jandira, sem interromper a prestação de serviços, exige medidas que minimizem os impactos e permitam o cumprimento dos cronogramas. “Estamos trabalhando dia e noite, principalmente nos fins de semana e feriados, para causar o menor transtorno possível à população. Esse esforço se justifica, porque teremos aqui uma estação moderna e adequada às necessidades dos nossos usuários”, afirma.

Novos equipamentos

A estação terá passarela de transposição às vias, em área não-paga e aberta 24 horas. O acesso às plataformas se dará por meio de escadas fixas, rolantes e elevador (no caso de pessoas com mobilidade reduzida). As bilheterias serão blindadas. A CPTM também implantará nova infra-estrutura para sistemas elétricos, eletrônicos, hidráulicos, sonorização, iluminação geral e de emergência, circuito fechado de TV, comunicação visual com painéis luminosos eletrônicos, detecção de incêndio, mapa tátil com botoeira, rota tátil e piso tátil de alerta, telefonia, entre outros.

Nos arredores da estação, serão realizadas obra de paisagismo e urbanização e adequações no viário, em caso de necessidade. O atual bicicletário, que hoje conta com 48 vagas, será revitalizado e ampliado para 160 vagas.

Da CPTM