Obras de modernização alteram operação na CPTM durante feriado

Intervenções de grande porte em diferentes linhas modificará os intervalos entre trens

qui, 11/10/2012 - 19h17 | Do Portal do Governo

Neste fim de semana prolongado, em razão do feriado de 12 de outubro, a CPTM aproveitará a redução do movimento de usuários em seu sistema para intensificar as obras de modernização em suas linhas.

Assim, na quinta, sexta, sábado e domingo haverá intervenções de grande porte em diferentes linhas, o que modificará os intervalos entre trens, conforme detalhamento abaixo:

Linha 7 [Luz – Francisco Morato]: na sexta-feira [12], das 4h às 20h, serão executados serviços de revisão geral no sistema de alimentação de energia dos trens entre as estações Jaraguá e Vila Clarice, ocasionando maior intervalo entre os trens.

No domingo [14], o trecho entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Perus estará fechado, devido a obras de modernização. Para transpor o ponto afetado, os usuários deverão utilizar o trem da Linha 7, entre Luz e Palmeiras-Barra Funda, onde farão a transferência para a Linha 8, seguindo até a estação Domingos de Moraes. De lá partirão ônibus gratuitos até a estação Perus, na Linha 7, onde a circulação de trens ocorrerá até Jundiaí. Os coletivos farão paradas para embarque e desembarque somente na estação Pirituba, além das estações de transferência: Domingos de Moraes e Perus.

Linha 8 [Júlio Prestes-Itapevi] na sexta-feira [12] e no domingo [14], das 8h às 20h, haverá serviços de revisão geral no sistema de alimentação de energia dos trens entre as estações Sagrado Coração e Engenheiro Cardoso. Por esse motivo, os trens circularão com o intervalo médio ampliado.

Linha 9 [Osasco – Grajaú]: na sexta-feira [12] e no domingo [14], o trecho entre as estações Granja Julieta e Santo Amaro ficará fechado. A operação ocorrerá de Santo Amaro a Grajaú e de Granja Julieta a Osasco. Para atender aos usuários do sistema, ônibus gratuitos farão a conexão entre as estações Granja Julieta e Santo Amaro.
No sábado [13], das 20 horas até a meia-noite será realizada a substituição de equipamentos do sistema de alimentação de energia dos trens na região da estação Osasco. Em razão disso, os trens da Linha 9 retornarão da estação Presidente Altino.

Linha 11 Expresso Leste [Luz – Guaianazes]: na sexta-feira [12], os trens circularão entre as estações Tatuapé e Guaianazes. Para chegarem ao Brás, os usuários poderão fazer a transferência gratuita para a Linha 3-Vermelha, do Metrô, por meio da operação Paese. Na ocasião, os trens da Linha 10 [Rio Grande da Serra – Luz], circularão, excepcionalmente, até a estação Luz.

Linha 11 [Guaianazes – Estudantes]: na sexta-feira [12], das 23 horas até a meia-noite, serão realizados serviços de manutenção no sistema de alimentação de energia dos trens entre as estações Jundiapeba e Brás Cubas, ocasionando maior intervalo médio entre os trens. No domingo [14], os serviços de manutenção do sistema de alimentação de energia dos trens correrão na região da estação Jundiapeba, das 4h às 15 horas, aumentando o intervalo médio entre os trens.

Linha 12 [Brás – Calmon Viana]: a partir das 23h de quinta-feira [11], a operação será realizada entre as estações Calmon Viana e Tatuapé. Para chegar até a estação Brás, os usuários terão que fazer a transferência para os trens da Linha 11.

Na sexta-feira [12], a circulação de trens ocorrerá somente entre as estações Calmon Viana e Comendador Ermelino. Para chegarem até a região do Brás, os usuários terão que utilizar os ônibus gratuitos para fazer a conexão entre as estações Comendador Ermelino e Tatuapé. Como, nesse dia, não haverá operação no Expresso Leste entre as estações Tatuapé e Brás, os usuários terão que transferir-se para a Linha 3-Vermelha, do Metrô.

No sábado e no domingo, os trens circularão entre as estações Calmon Viana e Tatuapé. Para chegarem à estação Brás, os usuários terão que fazer a transferência para os trens da Linha 11.