Obras de extensão da CPTM inclui passarela para pedestres em frente ao Hospital Grajaú

A travessia é mais uma das melhorias que as obras de extensão da Linha C

qui, 19/07/2007 - 9h18 | Do Portal do Governo

Está em fase final de fabricação a passarela metálica que a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) instalará em frente ao Hospital Geral do Grajaú, na primeira quinzena de setembro. A travessia, que ligará as ruas Archote do Peru e Oscar Andrade Lemos, é mais uma das melhorias que as obras de extensão da Linha C (Osasco-Jurubatuba) vêm promovendo na região.

Sem necessidade de escada ou rampa, a passarela tem os dois acessos no nível das ruas. Atravessará os 40 metros da faixa patrimonial da CPTM sobre a via, com altura de 2,45 metros. Totalmente fechada, para segurança dos pedestres, pesa cerca de 32 toneladas. Estima-se que a travessia beneficiará uma média de 2,5 mil pedestres, que circulam diariamente na localidade, movimento provocado principalmente pela atividade do hospital estadual.

Antes das obras de extensão dos serviços da CPTM, os pedestres atravessavam a faixa patrimonial da companhia para acessar as ruas Archote do Peru e Oscar Andrade Lemos. Com o início do projeto, a área foi fechada, com muros de 2,5 m de altura, e por isso a necessidade da instalação da passarela. A execução da obra está a cargo da companhia, em convênio realizado com a Prefeitura.

Além dessa passarela, as obras da companhia na Linha C proporcionam modificações importantes na região. Entre as estações Autódromo e Grajaú, equipes da CPTM removeram aproximadamente 35.000 m³ de entulho e lixo do entorno da via e a empresa ainda realizou um trabalho de conscientização junto à comunidade. Foram construídos cerca de 8 km de muro e calçamento, melhorando os acessos e a paisagem da região.

Ao lado das intervenções municipais no viário da região, como o novo complexo Jurubatuba, as obras incluem recuperação estrutural das pontes Belmira Marin e do rio Jurubatuba (uma ponte ferroviária, que está sendo duplicada); a duplicação da passagem inferior Eng° Goulart; a construção da passagem inferior João Cataldo, próxima à futura Estação Autódromo, e recuperação do viaduto do aterro sanitário da Vila Sabará (PI do Aterro Sanitário).

A Estação Grajaú – situada entre a av. Dona Belmira Marin e a rua Giovanni Bononcini – terá aproximadamente 3.000m² de área construída. Contará com plataforma central, já construída, duas vias permanentes (ida e volta), mezanino com linha de bloqueio, bilheterias à prova de bala, salas de Segurança e de Supervisão Operacional (SSO), banheiros públicos, refeitórios, vestiários e banheiros para funcionários, escadas fixas e duas rolantes, dois elevadores e demais itens de acessibilidade. A previsão de entrega da obra é dezembro deste ano.

Da CPTM