Obras de drenagem em Paraisópolis começam até o final deste ano

Reservatório e canalização do córrego Antonico serão realizados pelo DAEE, em complemento às intervenções municipais na região

seg, 12/09/2022 - 21h30 | Do Portal do Governo

O governador Rodrigo Garcia anunciou nesta segunda-feira (12) que o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) iniciará até o final deste ano a construção de um piscinão subterrâneo no córrego Antonico, na comunidade de Paraisópolis, bairro do Morumbi, além de canalização de parte do afluente do córrego Pirajussara.

O Governo do Estado investirá cerca de R$ 118,2 milhões na construção do piscinão “RA-01” e canalização de parte do córrego Antonico. A previsão é que as obras sejam iniciadas até novembro deste ano, com prazo de conclusão de 24 meses, após a ordem de serviço.

“Os investimentos que estamos realizando aqui irão beneficiar também a comunidade de Paraisópolis. Eles demonstram o compromisso que nós do Governo e da prefeitura, trabalhando em conjunto, temos com a população que é atingida por enchentes aqui na região”, disse Rodrigo Garcia.

O reservatório “RA-01” será construído na praça Alfredo Gomes, entre a rua João de Castro Pedro e a avenida Jules Rimet e terá capacidade para armazenar até 44,2 milhões de litros de água das chuvas – o equivalente a mais de 17 piscinas olímpicas. As obras abrangem ainda serviços de canalização de um trecho de 874 metros do Córrego Antonico, entre a praça Roberto Gomes Pedrosa, avenida Jules Rimet até a praça Alfredo Gomes.

A iniciativa acontece em auxílio a Prefeitura do Município de São Paulo, que por meio da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), responsável pelo programa de requalificação urbana da bacia hidrográfica do Córrego Antonico. A contratação do projeto básico e executivo das obras foi feito pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb) e os projetos preveem outras obras de melhoria e canalização de outros trechos do Córrego Antonico, além da construção de mais um reservatório de águas no bairro: o “RA-02”, todos executados pela Prefeitura de São Paulo.

Os reservatórios serão interligados pelo trecho canalizado pelo DAEE e, juntos, poderão reter mais de 177 milhões de litros de água. A obra vai melhorar a qualidade de vida dos moradores da região e o tráfego em dias de eventos no Estádio do Morumbi.