Obras de acessibilidade nos municípios serão financiadas a juro zero pelo Governo do Estado

Linha de crédito para prefeituras vai apoiar planos de acessibilidade e obras que melhorem a circulação de pessoas com deficiência em prédios e áreas públicas

qui, 14/03/2013 - 16h50 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Desenvolve SP – Agência de Desenvolvimento Paulista, lançou nesta quinta-feira, dia 14, durante o Encontro do Governo do Estado com prefeitos, uma linha de crédito com juro zero para a implantação de planos de acessibilidade em prédios e espaços públicos municipais.

A Linha de Acessibilidade Urbana conta com juros subsidiados pelo governo estadual, prazo de até 72 meses, e está disponível para prefeituras e órgãos da administração municipal. A nova linha financia projetos que contemplam a implantação de plano de acessibilidade nos espaços públicos para pessoas com deficiência visual, auditiva, física, motora ou intelectual.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Entre os itens que podem ser financiados estão a melhoria dos prédios e espaços públicos, como reformas e adequações que promovam a acessibilidade, suprimindo barreiras arquitetônicas e estruturais; sistemas de iluminação, sonorização ou comunicação visual; aquisição de máquinas e equipamentos, incluindo tecnologias assistivas, entre outros.

A liberação do crédito para os municípios se dá apenas após a comprovação da saúde financeira e a capacidade de endividamento das prefeituras e da aprovação da Secretaria do Tesouro Nacional, usando como garantias as cotas do ICMS e/ou do FPM. Além das administrações municipais, podem ter acesso a Desenvolve SP as autarquias e fundações instituídas ou mantidas, direta ou indiretamente, pelos municípios.

Encontro

Mais de 600 prefeitos prestigiaram o encontro onde Alckmin anunciou um pacote de investimentos de R$ 2,46 bilhões em dez grandes áreas. O governador apresentou aos municípios os programas estaduais que auxiliam as prefeituras no cumprimento do seu papel, bem como no avanço da descentralização administrativa.

Do Portal do Governo do Estado