Obras da Sabesp reduzem poluição no córrego Ponte Rasa

O Programa Córrego Limpo foi lançado em março do ano passado

qua, 16/01/2008 - 10h59 | Do Portal do Governo

Os trabalhos para despoluição dos 42 córregos da capital incluídos no Programa Córrego Limpo não param. No mês de dezembro passado, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) executou obras de interligação no coletor-tronco Ponte Rasa, bacia do Tiquatira, na zona leste, eliminando três pontos de lançamento de esgotos em galerias de águas pluviais, os quais desaguavam no córrego Ponte Rasa.

Com mais essa ação para a despoluição do córrego, calcula-se que aproximadamente 820 mil litros de esgotos por dia são encaminhados à Estação de Tratamento de Esgotos Parque Novo Mundo.

Parceria – O Programa Córrego Limpo, parceria entre a Sabesp e a prefeitura de São Paulo, foi lançado em março do ano passado. Tem como objetivo, na primeira etapa, despoluir 42 córregos na capital até dezembro.

A revitalização e a despoluição dos córregos são realizadas por meio de ações como o aprimoramento dos sistemas de esgotamento sanitário e limpeza do entorno. O trabalho da Sabesp consiste em executar obras de prolongamento de redes, coletores e interceptores, aumentar o número de ligações domiciliares de esgotos, além de providenciar a manutenção e o monitoramento das redes existentes.

As 18 subprefeituras que participam do processo fazem a limpeza mecânica e manual dos córregos, a contenção e manutenção das margens e a verificação de eventuais interferências com a rede de microdrenagem (bocas-de-lobo e galerias). Nessa parceria também estão sendo fiscalizadas as ligações de esgotos.

Os imóveis que não estão corretamente ligados à rede coletora são notificados e multados, e os responsáveis sendo intimados a regularizar a situação.

Da Sabesp

(M.C.)