Obras da ETA Vargem Grande seguem em ritmo acelerado

Alckmin visitou a construção neste sábado; Estação terá os maiores reservatórios de água da Sabesp

sáb, 07/05/2016 - 14h48 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin visitou neste sábado (7) as obras da futura Estação de Tratamento de Água (ETA) Vargem Grande, que fará parte do novo Sistema Produtor São Lourenço. “Um dos maiores reservatórios de todo o Estado de São Paulo. São 75 milhões de litros de água”, disse o governador. Alckmin esteve em Vargem Grande Paulista para inaugurar a primeira etapa do novo sistema de esgotamento sanitário da cidade

A Estação terá processo de tratamento convencional para 4,7 metros cúbicos de água por segundo em média e até 6,4 metros cúbicos por segundo na condição de produção máxima diária. O volume é suficiente para atender dois milhões de moradores dos municípios de Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Santana de Parnaíba e Vargem Grande Paulista, região onde mais cresce a população na metrópole.

Na área da Estação também estão sendo montados três reservatórios metálicos com 19 m de altura e 45 m de diâmetro. Serão os maiores reservatórios da Sabesp, com capacidade para armazenar 25 milhões de litros de água bruta cada um. No local também será construído um reservatório de concreto, que vai armazenar 20 milhões de litros de água tratada. Outros dois reservatórios metálicos, com capacidade para armazenar 30 milhões de litros de água tratada, serão montados no município de Itapevi. “Reservatórios metálicos são mais rápidos, mais baratos, com grande durabilidade”, disse Alckmin.

Do Portal do Governo do Estado