Obras da estação Alto do Ipiranga estão na fase final

Com arquitetura diferenciada, a nova estação terá uma cúpula de vidro

ter, 17/04/2007 - 16h54 | Do Portal do Governo

A estação Alto do Ipiranga da Linha 2-Verde do Metrô encontra-se em fase final de suas obras para ganhar o paisagismo. Com arquitetura diferenciada, a nova estação terá uma cúpula de vidro que, além de seu efeito estético, possibilitará iluminação natural ao interior do edifício.

Na parte interna avançam os trabalhos de acabamento, como a colocação do piso no mezanino e nas plataformas de embarque, revestimentos das paredes com pastilha, aplicação de verniz nas paredes das salas técnicas e no concreto aparente da estação.

Também estão adiantados os trabalhos de montagem da estrutura metálica que irá sustentar os vidros da cúpula da nova estação, que terá 18 metros de diâmetro e 9 metros de altura. A instalação dessa cobertura em vidro especial permitirá que usuários e funcionários desfrutem de uma ampla iluminação e ventilação natural.

No corpo central da estação, foram concluídas as escadas fixas em concreto e a montagem das dez escadas rolantes que farão a interligação entre as plataformas de embarque e desembarque e o mezanino de distribuição de passageiros no nível da rua.

A estação Alto do Ipiranga, construída a partir de um grande poço de serviço de 32 metros de diâmetro e 35 metros de profundidade, terá quatro níveis de escadas.

O acesso de pessoas com dificuldades de locomoção, como idosos e portadores de deficiência física, será feito por meio de dois elevadores especiais que farão a interligação da superfície com as plataformas de embarque.

O mezanino, em fase final de montagem, está instalado sobre o vão central da estação. Sua estrutura metálica, com 134 metros de comprimento e largura variável de 8 a 12 metros, está apoiada em seis pilares, na parte central, e por 44 tirantes que foram fixados na parte superior do túnel. Na área junto às escadas, o mezanino (que também terá funções de passarela) conta com 12 metros de largura.

No momento, os trilhos já foram instalados em toda a extensão do novo trecho e os demais sistemas operacionais deverão estar concluídos e testados até junho próximos. Na parte externa da estação, está finalizada a laje de cobertura das salas técnicas e operacionais.

Fonte: Metrô