Obra resolverá problema de erosão em São Joaquim da Barra

Trabalho atende pedido da prefeitura de São Joaquim da Barra e pela Agência de Transportes do Estado de São Paulo

qui, 08/03/2007 - 19h20 | Do Portal do Governo

A concessionária Vianorte (OHL Brasil) construirá, em São Joaquim da Barra, um sistema de captação para águas das chuvas, na altura do quilômetro 378+500m da Rodovia Anhangüera (SP-330), a fim de diminuir a recorrência de erosão na encosta dos bairros João Paulo II, Júlio de Lollo e Nosso Teto. Orçada em quase R$ 2 milhões, a obra deverá ser iniciada na segunda quinzena de março, com previsão para término no início de julho deste ano. Este trabalho atende pedido feito em 2001 pela prefeitura de São Joaquim da Barra e a Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo).

Estudos hidrológicos e hidráulicos contratados pela Vianorte em 2004 mostraram que entre as principais causas do problema de erosão enfrentado pelo município naquela região está a mudança na ocupação do solo. Em uma contagem da época foram anotadas 1.600 residências construídas em área de 78,6 hectares. A obra terá 1.200 metros de comprimento e será executada como seção mista: haverá trechos com canaletas de concreto e outros de gabião (espécie de muro de sustentação feito com pedras graúdas e estrutura de suporte aramada).

Toda água coletada no novo sistema será conduzida ao longo da faixa de domínio, margeando a Rodovia Anhangüera, até o Sítio São José. Esse é um dos pontos sérios de erosão. Haverá ali um dissipador de energia para reduzir a velocidade da água. As canaletas de concreto terão medidas de até 2×2 metros e o gabião, 4×1 metros. A estimativa da Vianorte é que sejam consumidos na obra toda 1.500m3 de concreto, o equivalente a 250 caminhões betoneira. O gabião deverá utilizar, em pedras, o volume equivalente a 30 caminhões trucados. Só em aço devem ser usadas 33 toneladas.

Para oficializar a autorização da Artesp para o início das obras será feita uma pequena cerimônia no gabinete da prefeita de São Joaquim da Barra, Maria Helena Vannuchi, com a presença de políticos e autoridades civis e militares da cidade, além do presidente da OHL Brasil, José Carlos Ferreira de Oliveira Filho, e do diretor superintendente da Vianorte, Helvécio Tamm de Lima Filho.

Da Assessoria de Imprensa da Vianorte

(R.A.)