Obra “Passagens” em exposição na estação Alto do Ipiranga

A artista plástica Ilka Lemos une as artes plásticas com a arquitetura da nova estação

seg, 02/07/2007 - 9h03 | Do Portal do Governo

Desde a década de 70, o programa Ação Cultural do Metrô tem como objetivo aliar a qualidade do transporte público as atividades culturais promovidas nas estações metroviárias. A nova estação do Metrô Alto do Ipiranga reforça esse conceito ao receber a obra “Passagens”, da artista plástica Ilka Lemos, que ficará em cartaz no local por no mínimo dois anos.

Composta por nove painéis (2.15 x 2.80) em tinta acrílica, a pintura está localizada no nível intermediário da estação, o que permite aos usuários terem um envolvimento direto com a narrativa proposta pela artista. Ilka Lemos procura estabelecer em  “Passagens” um elo de ligação entre o presente e o passado, assim o público poderá refletir sobre a memória do bairro e sobre as transformações que ali aconteceram nas últimas décadas.

A cena central retratada por Ilka Lemos em “Passagens” é o “Monumento à Independência”, marco histórico do bairro, que foi inaugurado em 7 de setembro de 1922 para as comemorações do Centenário do Grito da Independência.

Para tornar a obra mais acolhedora, a artista procurou compor os painéis com cores fortes como amarelo e vermelho. Além disso, na parte inferior da grande tela, Ilka retratou diversas pessoas como observadoras, o que transmite ao público uma sensação de envolvimento  com a pintura.

Ilka Lemos

Nasceu em Araçatuba, São Paulo e freqüentou a Faculdade de Artes Plástica de Penápolis (SP). A partir de 1997, participou da oficina de Arte e Movimento, no SESC Pompéia, com o artista Alex Cervany. Ingressou no ateliê de Sérgio Fingerman, no qual permaneceu por quatro anos e também estudou Historia da Arte com Rodrigo Naves(1999-2001). Em setembro de 2003, participou como artista convidada, da I Quadrienal Internacional de Aquarela, na Faculdade de Artes Santa Marcelina. Em 2004, integrou as mostras pelos 450 anos da cidade de São Paulo, “Viagem por São Paulo”, no SESC Pompéia.

Serviço  “Passagens”:

Local:  Estação Alto do Ipiranga, localizada na Avenida Dr. Gentil de Moura, esquina com a rua Visconde de Pirajá.

Horário: das 4h40 à meia-noite

Permanência: O painel ficará exposto na estação por no mínimo dois anos.

Da Assessoria de Imprensa do Metrô

(J.H.)