Obra em canal de irrigação beneficia população de Guaratinguetá

Ação realizada pelo DAEE representará uma significativa melhoria no trato dos recursos hídricos no setor agrícola do município

qui, 10/10/2013 - 0h25 | Do Portal do Governo

As obras do canal de irrigação do rio Piaguí, que vão beneficiar os mais de 100 mil moradores de Guaratinguetá, já estão com 40% de ampliação executada. A benfeitoria, feita pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), trará melhorias e racionalização no uso dos recursos hídricos das áreas agrícolas no entorno do polder.

LEIA TAMBÉM
Entenda o que é um polder

Quando entregue, o prolongamento representará um importante incentivo para o seguimento econômico do município, conhecido pela rizicultura (cultura de arroz). Estima-se que a produção de arroz aumente de 4,7 toneladas para 10 toneladas por hectare.

Neste caso, os polderes desempenham também o importante papel de estrutura para aproveitamento de várzeas em atividades agrícolas no vale do rio Paraíba do Sul, áreas atingidas regularmente por inundações e períodos de estiagem. Essas estruturas permitem ampliar as áreas cultivadas e favorecem o aumento da produtividade.

Do Portal do Governo do Estado