Obra de Tomie Ohtake que estava no Memorial será refeita

Artista trabalhará no painel atingido pelo incêndio da última sexta. Outras duas peças que estavam expostas no local foram preservadas

seg, 02/12/2013 - 15h36 | Do Portal do Governo

A obra da artista plástica Tomie Ohtake, uma tapeçaria que ocupava toda a parede lateral do auditório Simón Bolivar, localizada no Memorial da América Latina e que foi atingida pelo incêndio da última sexta-feira, 29, deve ser refeita pela artista, que manifestou disposição para recomeçar o trabalho.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

“Quando Oscar me convidou para fazer o trabalho para o Auditório do Memorial, fiquei feliz por ser uma obra em escala inusitada, uma tapeçaria que toma toda a parede lateral do teatro, acompanhando as duas platéias e o palco – e dentro daquela obra fantástica do Oscar. Fico triste com o incêndio do auditório. Quanto ao painel, temos que começar então a trabalhar para refazê-lo”, disse a artista em declaração.

Obra de autoria da artista plástica Tomie Ohtake data de 1989 e foi inaugurada em 1990

LEIA TAMBÉM
Alckmin acompanha trabalho do Corpo de Bombeiros no Memorial da América Latina

Outras obras

Outras duas obras foram preservadas do incêndio. São elas “Agora” do artista cuiabano Victor Arruda e “Pomba“, do escultor Alfredo Ceschiatti. A primeira ocupa uma sinuosa parede de 9,90 x 2,20 m, no foyer e é composta por dez telas em sequência, com relógios pintados em tinta acrílica. Já “Pomba”, pousada na curva da rampa do imenso foyer espelhado do Auditório Simón Bolívar é um dos últimos trabalhos de Ceschiatti, que morreria em agosto de 1989. Fundida em bronze, ela tem 2,20m de altura e envergadura de 3,00 m.

Do Portal do Governo do Estado